Hyundai pode fabricar novo sedã no Brasil para rivalizar com Toyota Corolla

Produção nacional de um novo sedã médio pode ser uma boa opção para competir no segmento dominado pelo Toyota Corolla.

A Hyundai anunciou no início do mês a chegada de dois novos modelos no Brasil para o segundo semestre, o SUV Palisade e o hatch Ioniq 5. Contudo, a marca sul-coreana ainda não confirmou qual será o terceiro carro a ser produzido nacionalmente na fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO).

A planta localizada no interior de Goiás tem capacidade para produzir 150 mil veículos por ano, mas hoje só fabrica o HR-V e o Tucson. Portanto, ainda tem bastante espaço para um novo modelo.

Uma boa pedida para a marca talvez seja o sedã médio Elantra, que em sua nova geração ganhou um apelo muito mais arrojado e esportivo.

Produção e importação

Atualmente, a montadora produz a família HB20 e o Creta em sua fábrica de Piracicaba (SP), e só com eles já consegue atingir a capacidade máxima de 200 mil veículos por ano.

Já no quesito importação, o Grupo Caoa atua no país com as novas gerações do Kona (elétrico e híbrido) e do Ioniq (híbrido), além do Tucson produzido por aqui. Também foi confirmado o lançamento do Palisade e do Ioniq 5, bem como a chegada da nova geração do Kona ou do Santa Fé.

Como é possível perceber, a Hyundai está presente no Brasil em diversos segmentos, como hatches e sedãs de entrada, hatch médio e SUVs de todas as categorias. Porém, falta uma opção entre os sedãs médios.

Hyundai Elantra

Escolher o Elantra para ser produzido nacionalmente pode ser uma ótima saída para a marca. Desde a mudança de categoria pelo Civic, o segmento de sedãs médios hoje é dominado pelo Toyota Corolla, que teve 42.923 unidades emplacadas em 2023.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o modelo respondeu por 77,99% das vendas na categoria.

Neste cenário, o Elantra desponta como uma alternativa da marca para conquistar uma fatia da participação do Corolla e, quem sabe, até roubar sua liderança. Essa última possibilidade seria bem difícil de se concretizar, mas certamente o modelo tem tudo para incomodar – ao menos um pouco – o campeão.

você pode gostar também