Hyundai pretende melhorar carros antigos, mas atualização terá um preço

Fabricante coreana planeja reformular serviço de assinatura e oferecer melhorias tecnológicas a donos de modelos mais antigos.

Proprietários de veículos Hyundai podem receber novidades em breve. Recentemente, a montadora coreana informou que está criando uma nova divisão para reformular o serviço por assinatura Bluelink. O intuito da marca é dar uma repaginada em carros antigos, para que eles fiquem mais modernos após a atualização.

Atualmente, o Bluellink é gratuito pelos primeiros cinco anos no Brasil. Ele permite que o proprietário do veículo ligue o ar-condicionado do carro, feche os vidros e dê a partida por meio de uma espécie de controle remoto, só que pelo celular.

Mas isso não é tudo. O serviço oferece ainda rastreamento do veículo, prevenção contra roubos, assistência 24h, entre outras vantagens. Após o período de gratuidade, o proprietário de um Hyundai deve desembolsar uma quantia mensal de R$ 29,90 se quiser continuar usufruindo desses benefícios.

Início da era dos carros conectados

Com a disponibilidade do serviço, percebe-se que os carros estão se tornando cada vez mais conectados. Veículos com sistemas mais modernos e que apresentem problemas internos podem ser consertados por meio de uma simples atualização de software, sem que o proprietário tenha que ir até uma oficina.

Por outro lado, essa conectividade também pode ser motivada para oferecer recursos extras aos donos dos veículos, como fez a BMW, pioneira no serviço de assinaturas para carros. A montadora chegou a cobrar uma mensalidade dos clientes para que eles conseguissem ativar a tecnologia de bancos aquecidos.

A iniciativa, no entanto, foi descontinuada após críticas do público, que reclamou ser estranho pagar por um recurso que já está presente no carro. Isso revela que as assinaturas estão se tornando cada vez mais comuns, inclusive aquelas que oferecem internet ou assistência 24 horas.

Foto: Shutterstock

Hyundai planeja atualizar veículos mais antigos, mas não será de graça

Frente a esse cenário, a Hyundai explica que planeja dar um novo rumo a esses serviços. E o diferencial em relação às concorrentes, como a BMW, está na possibilidade de atualizar modelos antigos da marca. A ideia é aprimorar recursos, como motores, baterias, câmeras, sensores e radares.

Em entrevista ao site britânico Autocar, o diretor de serviços conectados da Hyundai, Marcus Welz, revelou que a indústria automobilística está entrando em uma nova fase, na qual as montadoras estão preocupadas em como ganhar dinheiro mesmo após a venda do automóvel. Mas não é o que esse serviço do Bluelink pretende.

A respeito da atualização de modelos antigos, a ideia é possibilitar que mais pessoas consigam atualizar o software do sensor dianteiro de estacionamento, por exemplo, transformando-o em um cruzeiro adaptativo. Outra alternativa prevista é obter mais potência e alcance nos carros elétricos por meio dessas atualizações.

Por fim, apesar de a ideia parecer positiva, a Hyundai planeja cobrar por certas atualizações. A boa notícia é que o usuário terá nas mãos diversas possibilidades, podendo escolher qual delas se encaixa em suas necessidades.

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