Impasse: é possível pagar o CRLV mesmo com multas atrasadas?
Emissão do CRLV é anual e obrigatória para rodar pelas vias do país com o veículo regularizado.
O motorista brasileiro tem algumas obrigações para manter o carro circulando de forma regular, entre elas o pagamento anual do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV). Esse documento é emitido no formato virtual, mas continua imprescindível para a regularização veicular.
Antes de realizar o pagamento da taxa de licenciamento, o proprietário que tem multas atrasadas atreladas ao seu veículo precisa quitar essas dívidas. Mas será que é possível pagar o CRLV mesmo com multas atrasadas?
Não, não é possível. Qualquer débito atrasado atrelado ao automóvel, como multas, IPVA ou até licenciamentos de anos anteriores, impede a emissão do documento.
Portanto, o certificado do ano vigente só pode ser emitido quando a situação do veículo estiver totalmente regularizada, com todas as cobranças anteriores quitadas.
Cabe mencionar que dirigir com o CRLV fora do prazo de validade é uma infração de natureza gravíssima, punível com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
CRLV físico (Foto: Shutterstock)
Aprenda a pagar multas vencidas
Multas de trânsito atrasadas podem ser consultadas e quitadas no portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Algumas empresas oferecem o serviço de parcelamento do valor, mas é necessário encontrar uma companhia credenciada e séria.
Além do Detran, outros órgãos são autorizados a aplicar multas no país, como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Cada um deles possui regras próprias, como formas de pagamento e parcelamento.
Após o pagamento dos valores em atraso, o proprietário consegue quitar o licenciamento por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), em um dos bancos cadastrados.
Se mesmo com o pagamento das multas atrasadas e da taxa de licenciamento a Secretaria Nacional de Trânsito não autorizar a emissão do CRLV-e, possivelmente o recebimento do valor ainda não foi registrado no sistema. Nesse caso, é necessário entrar em contato com a instituição autuadora e solicitar o reconhecimento do pagamento.
O licenciamento é emitido de forma digital desde 2020, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS.