Impossível ter tudo? Chevrolet Spin 2025 ganha em economia e dinamismo, mas perde em velocidade
Versão reestilizada da minivan lançada em 2021 chega ao mercado com inovações nos equipamentos, mas com motor igual.
A Chevrolet Spin 2025 chegou ao mercado com mais uma reestilização, mas algumas mudanças (ou a falta delas) não agradaram muito os especialistas. Lançada em 2012, a minivan ganhou uma nova versão que parece ultrapassada, principalmente comparada a outros modelos nacionais da marca.
O projeto manteve o mesmo motor 1.8 aspirado, embora tenha trazido novidades na lista de equipamentos de conveniência e de segurança. A depender da configuração, o veículo pode oferecer alerta de ponto cego, frenagem autônoma de emergência, alerta de colisão traseira e alerta de saída de faixa.
Outro destaque é a nova geração da central multimídia MyLink. O quadro de instrumentos digital de 8 polegadas tem duas telas integradas em uma mesma moldura, que ficam parecendo uma só, assim como no Tracker RS chinês. A multimídia e o painel digital agora possuem integração, sendo possível exibir a mesma informação nas duas delas.
Cara nova
A nova carroceria da minivan chama atenção pela dianteira com faróis com luzes diurnas de LED finas na parte superior, interligados aos faróis principais que ficam logo abaixo. Esses são de full LED, mais uma inovação entre os modelos mais em conta da marca.
Com seus refletores instalados na vertical, o para-choque ajuda evidenciar o alargamento das bitolas. Também vale citar as entradas de ar nas extremidades do para-choque, o friso que interliga as novas lanternas e a totalmente renovada tampa do porta-malas.
As dimensões pouco mudaram, mas a Spin 2025 ganhou 0,4 cm de comprimento, 3,4 cm de largura e 1,6 cm de altura. O espaço interno continua o mesmo e acomoda bem três ocupantes na segunda fileira, além de oferecer um bom intervalo para as pernas na terceira fileira.
O porta-malas com 710 litros de capacidade na versão sete lugares e 553 litros na outra configuração continua sendo o maior do segmento.
Velocidade e consumo
Apesar das mudanças visuais e nos equipamentos, a Chevrolet Spin 2025 é equipada com o mesmo motor da época do lançamento, um 1.8 8V aspirado que rende 111 cv e 17,7 kgfm. Porém, algumas atualizações deixaram o propulsor mais eficiente, principalmente no quesito consumo de combustível.
A nova calibração promete reduzir em até 11% o gasto de combustível, segundo a marca, já atendendo à próxima fase do Proconve, o programa de controle de emissões de poluentes. Segundo o Inmetro, a minivan faz médias de 10,5 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada com gasolina, contra 9,8 km/l e 12,3 km/l na versão anterior.