Inovação nas estradas: câmera com inteligência artificial detecta distrações de motoristas

Cobli Cam usa câmera com IA na cabine do motorista; Ela emite alertas para condutores e gestores de frotas.

Qualquer distração no trânsito pode ser fatal. Por isso, cada vez mais as empresas investem em tecnologias que podem trazer mais segurança ao condutor. É o caso da startup brasileira Cobli que revelou um sistema de câmera que usa a Inteligência Artificial para identificar possíveis distrações e até mesmo comportamentos perigosos de motoristas.

A ideia é, portanto, que o recurso ajude na redução no número de acidentes nas estradas brasileiras.

Cobli Cam

O dispositivo, batizado de Cobli Cam, é uma solução de telemetria que utiliza duas câmeras na cabine dos veículos. Segundo a startup que desenvolveu a tecnologia, desta forma é possível captar imagens externas e internas.

Em seguida, com esses registros, a própria ferramenta identifica situações de possíveis perigos na estrada, como, por exemplo, direção distraída, proximidade insegura do veículo da frente ou mesmo curvas perigosas, aceleração ou frenagem bruscas.

Alertas

Em suma, o algoritmo identifica, de forma automática, o comportamento do motorista e as condições das vias. Esses alertas ficam disponíveis aos gestores de frota, permitindo que as empresas criem planos de ação a partir da análise desses dados. Assim é possível dar feedback aos motoristas, tornando a direção mais segura.

Acidentes

A novidade pode somar em segurança diante de um cenário com altos índices de acidentes. Ao se observar os números do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, cinco em cada dez acidentes tem como causa a imprudência do motorista. Além disso, 23% são decorrentes da falta de atenção do condutor.

Reescreva o texto abaixo corrigindo todos os aspectos gramaticais da língua portuguesa e me informe o que está errado. A reescrita deve tornar o texto fluido e informativo, em forma de notícia da internet.
Texto: Do mesmo modo, um estudo realizado pela Frost & Sullivan demonstrou que veículos com algum tipo de câmera de inteligência estimulavam o uso de cinto de segurança (70%), além de uma redução de 60% no número de colisões, 65% menos excesso de velocidade, assim como uma redução de 80% de distrações ao volante.

Apesar das contribuições positivas, iniciativas parecidas já foram alvo de críticas nos Estados Unidos, assim como em outros países. Em 2021, por exemplo, a Vice denunciou que os sistemas de câmeras da Amazon ajudavam na punição de entregadores quando estes cometiam erros.

você pode gostar também