Inovação: táxi aéreo a hidrogênio voa 840 km e só emite vapor

Joby Aviaiton desenvolveu o veículo movido a hidrogênio líquido e uma bateria recarregável que emite apenas vapor d'água.

O caminho para uma frota de veículos mais sustentável passa pelo desenvolvimento de tecnologias diversas em todos os setores do transporte, desde o terrestre até o aéreo. No ar, as coisas parecem estar indo bem com os testes de um ‘carro elétrico’ movido a hidrogênio.

A empresa norte-americana Joby Aviation conseguiu o incrível feito de manter seu táxi aéreo S4 eVTOL no ar por 840 quilômetros. A distância recorde de voo foi registrada no dia 24 de junho, mas só virou notícia em 12 de julho.

O eVTOL é um modelo que decola e pousa verticalmente, neste caso utilizando um tanque criogênico revestido a vácuo com capacidade de armazenamento de até 40 kg de hidrogênio líquido. Ele também tem uma pequena bateria recarregada durante o funcionamento do veículo.

Como o táxi aéreo S4 eVTOL funciona?

Esse sistema foi criado pela própria Joby Aviaiton e utiliza hidrogênio para produzir eletricidade a partir de uma reação eletroquímica com o oxigênio presente no ar, resultando na geração água e calor como produtos secundários.

Dessa forma, o táxi aéreo circula pelos céus eliminando apenas água no ambiente.

O S4 eVTOL é mais uma tentativa da aviação comercial de encontrar alternativas de baixa emissão de carbono e gases de efeito estufa.

A aeronave já havia rodado por mais de 40 mil quilômetros em testes feitos na sede da empresa na Califórnia antes de bater a distância recorde.

“O hidrogênio limpo tem o potencial de ajudar a descarbonizar nosso sistema de aviação nas próximas décadas. A inovação da mobilidade aérea regional dá uma oportunidade clara de incorporar o hidrogênio limpo ao futuro do transporte”, explica Jeff Marootian, do Departamento de Energia dos EUA.

O sucesso da experiência anima os pesquisadores, que tentam alcançar distâncias ainda maiores com o objetivo de tornar o veículo viável em operações comerciais. Os voos podem começar a partir de 2025 nos estados norte-americanos.

“O progresso que fizemos em direção à certificação da versão elétrica a bateria de nossa aeronave nos dá uma grande vantagem enquanto olhamos para o futuro para tornar o voo elétrico a hidrogênio uma realidade”, comemora JoeBen Bevirt, CEO da Joby Aviation.

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