Invasão chinesa: carro à venda no Brasil pode levar título de ‘Carro do Ano 2024’ na Europa
Chinês vendido no Brasil está entre os finalistas do concurso com júri composto por jornalistas especializados de 22 países.
Há algum tempo, os carros chineses se tornaram verdadeira preferência no Brasil. No entanto, engana-se quem pensa que é apenas por aqui que eles fazem sucesso. O BYD Seal, por exemplo, poderá ser eleito o “Carro do Ano” na Europa em 2024 e também será comercializado no mercado brasileiro.
A lista de finalistas não está para por aí. Entre os concorrentes estão:
- BMW Série 5;
- Kia EV9;
- Peugeot E-3008;
- Renault Scenic;
- Toyota C-HR; e
- Volvo EX30.
A divulgação do vencedor do “Carro do Ano” será no dia 26 de fevereiro, durante o Salão de Genebra. A escolha é de responsabilidade de um júri composto por 59 jornalistas especializados no setor, representando 22 países.
BYD Seal
O modelo chinês chegou ao mercado brasileiro em agosto, com o preço de R$ 296.800. Equipado com dois motores, o BYD Seal possui uma potência que atinge 531 cv e torque de 68,3 kgfm. Além disso, conta com transmissão de marcha única e tração integral, já que cada eixo possui seu próprio motor.
O modelo acelera de 0 a 100 km em apenas 3,8 segundos e utiliza baterias Blade, considerando mais seguras que as convenientes.
Outros modelos
Dois dos finalistas do Carro do Ano 2024 têm previsão de chegada às ruas brasileiras. O Kia EV9 está confirmado para o primeiro semestre de 2024. Com plataforma E-GMP, desenvolvida especialmente para veículos elétricos, possui tecnologia de carregamento ultrarrápido de 800 volts, proporcionando uma autonomia de 239 km em apenas 15 minutos.
Outro modelo de olho no mercado brasileiro é o EX30, da Volvo. A marca já iniciou a pré-venda do modelo elétrico mais acessível do mundo, prevista para chegar ao Brasil em março com um valor inicial de R$ 220 mil. A versão básica é equipada com baterias de 51 kWh e aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
Toda a linha do EX30 conta com piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assim como assistente ativo de permanência em faixa e alertas de ponto cego.