Ipiranga fecha acordo e postos Texaco voltarão a funcionar no Brasil
Além dos postos de combustíveis da empresa centenária, parceira também prevê a abertura de lojas de conveniência da marca Star Mart.
A Ipiranga fechou um acordo com a Chevron Brands International LLC (Chevron), subsidiária da petroleira americana Chevron, para trazer de volta ao Brasil os postos da Texaco. A marca centenária possui uma identidade visual inconfundível: uma estrela branca sobreposta em um fundo vermelho.
Motoristas de todo o Brasil poderão, muito em breve, voltar a abastecer o carro em postos Texaco. A Ipiranga será a encarregada de administrar os novos pontos desta bandeira tão icônica. Dentre as novidades, está a venda de combustíveis com a tecnologia Techron, além da implementação das lojas de conveniência da rede, sob o nome de Star Mart da Chevron.
Aumento da concorrência
Segundo fontes do setor, o retorno da marca tradicional irá aquecer o mercado, tornando-se um concorrente à altura de outras grandes marcas, como a Vibra e a Shell. Essa disputa acirrada pode trazer benefícios aos consumidores, como a redução nos preços dos combustíveis.
Segundo Tracey Gardiner, vice-presidente de Lubrificantes da Chevron para as Américas, a parceria entre a Ipiranga e a Chevron será positiva para aumentar a força da Chevron no mercado nacional. Por outro lado, a vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Ipiranga, Bárbara Miranda, enxerga nesta parceria uma forma de a “amarelinha” se fortalecer no segmento da rede de postos de combustíveis.
Foto: ccpixx photography/Shutterstock
Já para Antônio Jorge Martins, coordenador de Cursos Automotivos da FGV, o acordo será benéfico para a Ipiranga, que poderá recorrer à boa reputação da Texaco para dar uma alavancada em sua marca. Ao final, o consumidor também sairá ganhando com a disputa acirrada entre as marcas.
Trajetória da Texaco no Brasil
A Texaco começou suas operações no Brasil em 1915 e, desde então, a marca passou por algumas mudanças. Em 2005, após uma fusão com a Chevron Corporation e a Texaco Inc., a marca teve sua razão social alterada para Chevron Ltda. Mesmo assim, os motoristas ainda encontram o símbolo da Texaco em diversos produtos, como graxas, lubrificantes, rede de postos e combustíveis.
A verdadeira mudança da marca ocorreu quando as operações da Texaco foram compradas pela Ultrapar, que decidiu transformar os postos da marca da estrela branca em Ipiranga.
Atualmente, a Chevron vem aumentando sua atuação no país, seja pelo interesse em blocos de exploração e produção de petróleo e gás, seja para os segmentos Downstream e Chemicals.
*Com informações de O Globo