IPVA 2025: pagamento antecipado pode render descontos de até 28,1% no RS
Calendário do IPVA 2025 no Rio Grande do Sul tem opções de desconto para pagamento antecipado e parcelamento.
Já está disponível o cronograma oficial para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2025 no Rio Grande do Sul. Por meio das plataformas digitais do governo, os proprietários podem consultar os valores a serem pagos.
O início dos pagamentos do imposto do próximo ano está marcado para a próxima quarta, 11 de dezembro. Motoristas têm a opção de quitar o valor integralmente ou parcelar em até seis vezes, e quem optar por antecipar o pagamento ganha direito a descontos, como o Bom Cidadão e o Bom Motorista.
O desconto máximo para quitação até 30 de dezembro é de 28,1% para pessoas físicas; já para empresas, o desconto chega a 10,16%. O pagamento deve ocorrer até 30 de abril para quem não optar pela antecipação ou parcelamento.
Novidades no IPVA 2025
O pagamento do tributo pode ser realizado via Pix, no Banrisul, Bradesco (apenas correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (apenas correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal.
A consulta é feita a partir de dados da placa e do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Veículos com mais de 20 anos de fabricação (modelos de 2005 ou anteriores) estão isentos do imposto no estado.
Descontos e parcelamento
Os motoristas que não cometeram infrações de trânsito podem receber até 5% de desconto por meio do programa Bom Motorista. Além disso, aqueles que acumularem notas fiscais no CPF têm direito ao desconto Bom Cidadão, de até 15%.
Para parcelar o IPVA de janeiro a junho, é necessário aderir ao plano até 31 de janeiro de 2025. As parcelas de janeiro, fevereiro e março oferecem descontos escalonados de 6%, 3% e 1%, respectivamente.
Segurança e precauções
O governo gaúcho alerta os motoristas sobre possíveis fraudes no pagamento do IPVA, destacando que é essencial que os contribuintes utilizem apenas canais oficiais para evitar golpes.
Além disso, o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT), antigo DPVAT, deve ser pago separadamente.
A Caixa Econômica Federal disponibilizará meios digitais para quitação do DPVAT e regularização da situação, mas esses portais ainda não estão disponíveis. O estado reforça a importância de verificar os dados ao realizar pagamentos.