Já ouviu falar em carro zumbi? Saiba o que esse termo inusitado significa
Termo pode soar um pouco estranho, mas designa uma situação que acontece de vez em quando.
Você já ouviu falar em carro zumbi? Não, não estamos falando de um veículo morto que voltou à vida como acontece com as pessoas nos filmes e seriados que falam sobre mortos-vivos, como o famoso “The Walking Dead”.
Os veículos são chamados por esse termo estranho quando já saíram de linha há algum tempo, mas aparecem na lista de emplacamentos ao lado de automóveis atuais e tradicionais. É uma situação estranha, mas simples de entender.
Acontece quando um carro antigo fica guardado por muitos anos, por variados motivos, e só é emplacado pela primeira vez um bom tempo depois.
Assim, eles aparecem na relação de veículos emplacados de determinado mês e chamam a atenção por destoarem dos zero-quilômetro que costumam lotar essa lista.
O ‘boom’ dos carros zumbis
Uma situação curiosa registrada no Brasil foi a “invasão” de carros zumbis no mercado em 2023. Dados oficiais da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) destacaram nomes que já saíram de linha há tempos entre os emplacados no ano passado.
Entre janeiro e agosto de 2023, foram registrados um Ford Corcel, um Volkswagen Santana e uma Volkswagen Kombi (a Corujinha), aponta o ranking mensal da entidade representante das empresas do setor.
Recentemente, um Fiat Uno Mille 1990/1991 vermelho que nunca chegou a ser emplacado foi colocado à venda por um colecionador de automóveis antigos e pouco rodados.
O exemplar, que conserva até os plásticos amarelos de proteção nos bancos, pode aparecer em breve como mais um carro zumbi.
Fiat Uno Mille (Foto: Divulgação/Fiat)
Alguns casos de carro zumbi foram registrados este ano na Europa. A pesquisa da DataForce revelou que até uma unidade do feioso Fiat Multipla começou a rodar na União Europeia, mesmo a montadora tendo encerrado sua produção há 14 anos.
O levantamento feito nos 27 países do bloco também mostra a volta de um Nissan 350Z, cuja fabricação terminou em 2008, além de um Skoda Roomster e até um raro Rolls-Royce Corniche, fora da linha da marca há quase 30 anos.