Já reparou? Descubra para que servem as linhas no para-brisa traseiro do carro
Linhas horizontais que cortam o para-brisa da parte traseira dos veículos possuem uma função importante para a visibilidade.
Os carros possuem uma série de componentes com funções óbvias, como retrovisor e farol, por exemplo. Porém, existem alguns detalhes em certas peças que despertam a curiosidade do motorista, como aquelas linhas horizontais no para-brisa traseiro dos veículos. Já reparou nelas?
Se você já prestou atenção a isso, deve ter reparado que o vidro de trás do automóvel é cortado por diversas linhas paralelas bem fininhas, dispostas em sentido horizontal. Mas, afinal, para que servem essas retas?
Chamadas de desembaçadores secundários, elas têm uma função ligada à visibilidade do condutor em condições adversas. Essa característica pode levar a outra pergunta: se é assim, por que elas não estão presentes em todas as janelas do carro?
A seguir, explicamos melhor o papel dos desembaçadores secundários e o motivo pelo qual essa tecnologia é usada apenas no para-brisa traseiro.
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Tudo sobre os desembaçadores secundários
Essas retas são feitas de fios de metal e resina embutidos no vidro do para-brisa traseiro durante seu processo de fabricação. Eles ajudam a conduzir uma corrente elétrica que gera calor para derreter gelo e neve ou remover a condensação que se forma sobre a superfície, assim que o desembaçador traseiro é ativado.
Portanto, esses simples fios de metal são essenciais para manter uma visibilidade adequada para o motorista que trafega em condições climáticas adversas.
Apesar de sua função, os desembaçadores secundários são independentes do sistema de aquecimento e ventilação do carro, muito usado para desembaçar o para-brisa dianteiro com o ar seco e quente que vem das saídas de ar. O mecanismo de aquecimento do vidro de trás já está na superfície do vidro, o que facilita a descondensação.
Se o sistema é eficiente, por que os outros vidros não têm esses fios? A ideia parece muito mais prática, mas colocar linhas no para-brisa traseiro pode bloquear a visão do condutor, mesmo que em um menor grau.
Como a maior parte da direção do veículo é voltada para frente, a presença das linhas no para-brisa traseiro não causa problema, sendo esse o principal motivo de a tecnologia existir apenas nele.
Além disso, a peça dianteira normalmente é feita com múltiplas camadas de vidro para reduzir a fragmentação do vidro em caso de colisão, o que dificultaria a inclusão dos fios no material.
Cabe destacar que algumas empresas já testaram os desembaçadores secundários em para-brisas dianteiros, mas o custo extra não justificou o benefício, principalmente porque eles são mais úteis apenas em climas frios.