Já vimos esse filme antes: Volkswagen Tera aposta na estratégia do Fox para conquistar o Brasil
Montadora investe no lançamento do Tera, que promete seguir a trajetória de sucesso do Fox e conquistar o mercado automotivo brasileiro.
A Volkswagen está prestes a lançar o Tera, seu mais novo SUV compacto. A expectativa é que o modelo se torne um dos carros mais vendidos no Brasil. A estratégia da montadora alemã é comparável à utilizada com o Fox, que marcou época ao ser projetado pela engenharia brasileira e comercializado em diversos continentes.
O Fox, embora não tenha superado as vendas do Gol, atingiu a marca de 1,6 milhão de unidades vendidas no Brasil. Sua plataforma mais sofisticada elevou o preço, diferenciando-o do Gol. Agora, com o Tera, a Volkswagen busca repetir essa fórmula de sucesso.
Enquanto o Fox foi um pioneiro em sua época, o Tera surge como um SUV acessível, mas repleto de inovações. Ele trará a estrutura MQB A0, presente em modelos como Nivus e T-Cross, além de compartilhar motorizações e outras peças com esses veículos.
Características do Volkswagen Tera
Foto: Divulgação/Volkswagen
Criado a partir da plataforma do Polo, o Tera não pretende ser um substituto direto do Gol. O SUV será produzido em larga escala na fábrica de Taubaté, São Paulo. Espera-se que seu preço inicial esteja em torno de R$ 100 mil, tornando-o uma opção competitiva no mercado.
Semelhanças com o Fox:
- Estratégia de lançamento similar ao Fox em 2003
- Posicionamento de mercado como “hatch altinho” adaptado ao conceito SUV
- Plataforma e motorização compartilhadas com o Polo
Foto: Reprodução/Gessner Motors
Especificações técnicas
O Tera contará com duas opções de motorização. As versões superiores incluirão um motor 1.0 TSI com 116 cv e 16,8 kgfm de torque, enquanto a versão de entrada terá um motor 1.0 aspirado flex, capaz de gerar até 84 cv e 10,3 kgfm de torque, ambos derivados do Polo.
A relação estrutural entre o Polo e o Tera será evidente. Os dois modelos compartilham o mesmo entre-eixos de 2,56 metros. No entanto, o Tera terá dimensões mais compactas, com pouco mais de 4 metros de comprimento.
Repetindo uma fórmula que já deu certo no passado, a Volkswagen acredita que o Tera pode conquistar o mercado brasileiro. Combinando preço competitivo e tecnologia de ponta, o modelo almeja seguir os passos do Fox e estabelecer seu próprio legado.