Já viraram adultos! 5 carros que completam 20 anos em 2024 (e ainda fazem sucesso)
Completando duas décadas de existência, alguns desses modelos continuam fazendo sucesso no mercado de usados.
A maturidade finalmente chegou para alguns modelos de carros que neste ano completam duas décadas de existência. Nem parece que 2004 faz tanto tempo assim, mas os Jogos Olímpicos de Atenas e a reeleição do presidente George W. Bush acabam de completar 20 anos.
Naquele ano, as montadoras lançaram novos modelos nas categorias sedã, hatch e até esportivos. Alguns deles são tão icônicos que continuam fazendo sucesso no mercado de usados até os dias de hoje.
5 carros que fazem 20 anos em 2024
A lista de hoje traz muita nostalgia aos amantes do universo automotivo que nem perceberam como o tempo passa rápido. A seguir, confira cinco carros lançados em 2004 que estão completando duas décadas de vida.
1. Renault Logan
O Logan estreou com toda pompa e elegância durante o Salão do Automóvel de Paris de 2004. Embora deixasse a desejar no visual, o carro robusto e espaçoso foi considerado uma boa adição à categoria de sedãs compactos. Após chegar ao Brasil em 2007, começou a reunir uma legião de fãs, hoje desapontados com a falta de atualização do modelo.
2. Peugeot 407
Os sedãs médios eram uma verdadeira febre no início dos anos 2000, principalmente por evocarem charme e prestígio. Nessa pegada, a Peugeot lançou o 407 para tentar concorrer com os consolidados Honda Civic e Toyota Corolla. Havia duas opções de motorização, sempre com câmbio automático de quatro marchas: motor 2.0 de 16V ou propulsor 3.0 V6 de 24V.
O modelo tinha linhas elegantes e era bem equipado, mas não agradou muita gente. Por isso, suas vendas duraram cerca de cinco anos, entre 2005 e 2010.
3. Nissan Tiida
Uma montadora que tentava aumentar a linha nacional e o volume de vendas na época era a Nissan. Para isso, decidiu lançar o Tiida, um hatch médio que estreou em 2007 importado do México após três anos de venda no Japão. Ele foi um bom concorrente do Chevrolet Astra e até conquistou um certo público.
O modelo era equipado com motor 1.8 e câmbio automático, mas tinha como diferencial uma ampla lista de equipamentos. Após marcar a história como o primeiro hatch médio japonês a ser comercializado no Brasil, ele saiu de linha em 2013.
4. Ford Fiesta
A versão sedã flex de um dos carros mais populares do país, o Ford Fiesta, chegou por aqui em 2004 com um motor 1.6 Rocam produzido nacionalmente. Embora o visual não fosse grande coisa, ele oferecia amplo espaço interno e um porta-malas com boa capacidade. Vale lembrar que o Fiesta hatch faz sucesso desde 1995.
5. Ferrari F430
Os esportivos também não poderiam ficar de fora da lista. O ano de 2004 marcou o lançamento da Ferrari F430, sucessora dos modelos 360 e do F355. Com carroceria cupê, ela era equipada com motor 4.3 V8 de 483 cv e atingia até 315 km/h de velocidade máxima, com aceleração de 0 a 100 km/h em incríveis 4 segundos.