Japão tem carros com retrovisores em cima do capô. Qual a explicação?

Automóveis japoneses fabricados até os anos 90 vinham com retrovisores parabólicos nos para-lamas dianteiros.

O Japão tem uma cultura que pode ser considerada diferente para os brasileiros e moradores de outros países ocidentais, mas é impossível negar que os carros japoneses fazem muito sucesso por aqui. No entanto, até os anos 80, os veículos produzidos no país asiático tinham uma característica que causava bastante estranhamento.

Os automóveis eram equipados com retrovisores nos para-lamas dianteiros, e não próximos às janelas laterais, como é mais comum hoje em dia. Ao contrário do que muitos possam pensar, a decisão não era baseada meramente em estética, mas visava atender às determinações legais do país.

No Japão, os retrovisores na frente do carro visavam aumentar a visibilidade em cidades lotadas. O item era chamado de “fender mirror”, ou “retrovisor de para-lama”, na tradução direta para o português. Na época, ele era considerado símbolo de engenharia inteligente e focada na segurança.

Vantagens do retrovisor de para-lamas

Ao utilizar um carro com espelho no para-lamas, o motorista conseguia mais visão sem se distrair com tanta facilidade. O componente permite a fácil visualização de pedestres, ciclistas e outros veículos, sem a necessidade de desviar o olhar para longe da linha de visão logo à frente.

Parando para analisar o projeto, é bem verdade que o modelo de retrovisor como o conhecemos rouba um pouquinho da atenção do movimento da via, nem que seja por breves segundos. Isso porque o motorista precisa retirar os olhos do para-brisa para enxergar o espelho instalado mais ao lado, nas portas dianteiras.

Também vale destacar o benefício desse tipo de item em vias de trânsito pesado, algo bastante comum no Japão. Como ele não fica “pendurado” do lado de fora do automóvel, as chances de raspar ou bater o retrovisor em algo ou alguém, principalmente em ruas mais estreitas, são bem menores.

O uso do equipamento começou a ficar no passado em 1983, quando a lei japonesa mudou para permitir o uso de retrovisores em portas. Porém, ainda hoje, muitos motoristas utilizam o espelho no capô.

você pode gostar também