Jeep desaparece e populares tomam conta das vendas diretas em novembro
Mais de metade das 201.649 unidades emplacadas no Brasil em novembro foram resultado de vendas diretas.
As vendas diretas responderam por 51,23% dos 201.649 veículos emplacados em novembro e apresentaram uma tendência bem diferente do varejo. No primeiro modelo de compra, Fiat Strada, Hyundai HB20 e VW Polo ocuparam os primeiros lugares do ranking, enquanto no segundo os SUV e carros mais caros continuam dominando.
A diferença entre as listas é tão grande que o primeiro SUV no ranking de vendas diretas aparece somente na sexta posição e corresponde a 53,06% dos emplacamentos totais. O Jeep, marca que fez sucesso nessa categoria de vendas, se destacou pela perda de espaço.
A marca foi a quarta entre as mais vendidas em novembro de 2022, com 9,28% dos emplacamentos, mas caiu para a sétima posição em igual mês deste ano, representando 3,36% das saídas. O Jeep Compass ficou em 21º, com 1.666 unidades vendidas diretamente, quase 29% do total.
Vendas diretas em novembro
Todas as unidades emplacadas de Volvo XC60 e XC40 resultaram de vendas diretas, mas apenas 9% dos Honda HR-V saíram por esse meio. Também se destacaram na modalidade de vendas o GWM Haval H6, que teve 67,26% das unidades comercializadas fora do varejo.
Confira o ranking:
Posição | Marca e modelo | Unidades vendidas (novembro/2023) | Total (%) |
1º | Fiat Strada | 8.218 | 71,35% |
2º | Hyundai HB20 | 7.595 | 75,52% |
3º | Volkswagen Polo | 7.216 | 70,77% |
4º | Renault Kwid | 5.452 | 91,29% |
5º | Chevrolet Onix | 5.364 | 54,72% |
6º | Fiat Mobi | 4.869 | 76,47% |
7º | Fiat Cronos | 4.327 | 77,66% |
8º | Volkswagen T-Cross | 3.464 | 53,09% |
9º | Chevrolet Onix Plus | 3.206 | 59,12% |
10º | Fiat Toro | 3.117 | 70,55% |
11º | Volkswagen Saveiro | 2.804 | 90,60% |
12º | Fiat Argo | 2.689 | 50,40% |
13º | Hyundai HB20S | 2.425 | 72,50% |
14º | Renault Duster | 2.306 | 69,98% |
15º | Ram Rampage | 2.270 | 75,02% |
16º | Citroën C3 | 2.043 | 61,78% |
17º | Fiat Fiorino | 1.957 | 89,20% |
18º | Chevrolet Tracker | 1.797 | 30,46% |
19º | Fiat Pulse | 1.729 | 36,64% |
20º | Nissan Kicks | 1.723 | 41,13% |
21º | Jeep Compass | 1.666 | 28,97% |
22º | Peugeot 208 | 1.525 | 52,41% |
23º | Volkswagen Nivus | 1.465 | 33,14% |
24º | Volkswagen Virtus | 1.336 | 54,96% |
25º | Jeep Renegade | 1.308 | 30,88% |
26º | Ford Ranger | 1.298 | 60,63% |
27º | Toyota Hilux | 1.288 | 34,05% |
28º | Chevrolet Spin | 1.200 | 73,62% |
29º | Hyundai Creta | 1.139 | 16,30% |
30º | Fiat Fastback | 1.123 | 30,28% |
31º | Chevrolet Montana | 1.122 | 49,58% |
32º | Toyota Corolla | 996 | 27,89% |
33º | Toyota Yaris Sedan | 979 | 56,46% |
34º | Chevrolet S10 | 954 | 69,48% |
35º | Volkswagen Amarok | 874 | 93,78% |
36º | GWM Haval H6 | 871 | 67,26% |
37º | Renault Oroch | 666 | 74,75% |
38º | Volkswagen Taos | 649 | 34,84% |
39º | Renault Master | 589 | 76,10% |
40º | Mitsubishi L200 Triton | 589 | 51,13% |
41º | Toyota Corolla Cross | 541 | 20,43% |
42º | Toyota Yaris | 533 | 37,94% |
43º | Nissan Frontier | 507 | 73,58% |
44º | Jeep Commander | 494 | 28,46% |
45º | Renault Sandero | 384 | 73,28% |
46º | Honda HR-V | 353 | 9,00% |
47º | Renault Logan | 348 | 99,43% |
48º | Volvo XC60 | 228 | 100,00% |
49º | Volvo XC40 | 207 | 100,00% |
50º | Nissan Versa | 175 | 22,67% |