Kart a jato mais rápido do mundo está à venda; veja preço
Kart registrado no Guinness World Records como o mais rápido da história está disponível para compra no Facebook Marketplace.
O kart é um veículo de quatro rodas amado pelos praticantes de kartismo, modalidade que tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos anos. Se você é amante do esporte e deseja ter um modelo super potente, saiba que o kart mais rápido do mundo foi colocado à venda na internet.
O veículo conta com a certificação do Guinness World Records, recebida após atingir incríveis 184,41 km/h em 2021. O responsável pelo feito, que envolveu a instalação de dois motores a jato no monoposto, é o americano Skylar January.
Ele conta que levou 18 meses para montar o kart a jato do jeito que planejava, incluindo duas turbinas Kingtech K450G4 na traseira para sugar e devolver o ar com a maior velocidade possível, fazendo as hélices girarem a 15.000 RPM até o combustível acabar.
Segundo January, ele removeu todo o peso possível para melhorar a entrega de potência, até o motor original. O processo torna o kart inutilizável para uso em uma pista convencional, dada a dificuldade de fazer curvas com dois motores a jato impulsionando o veículo com força. Já em uma competição de arrancada, ele certamente se torna a estrela.
Projeto familiar
O recordista, que trabalha como agrônomo no dia a dia, explica que desenvolveu o projeto com a ajuda da família, principalmente de seu pai e irmão.
“Meu pai, Jim January, me ajudou com a construção deste projeto porque ele tinha a oficina e o equipamento de soldagem de que eu precisava. Meu irmão, Ryan January, auxiliou com os componentes elétricos. Os controladores de modulação por largura de pulso que controlam os propulsores de jato e ele me ajudou a construí-los”, detalha.
Três anos após conquistar o recorde, January decidiu colocar o kart à venda na internet. O produto está disponível no Facebook Marketplace pelo preço de U$ 15 mil, ou R$ 80,3 mil na conversão direta. Boa parte do valor advém do peso do certificado do Guinness World Record.