Kombi elétrica poderosa! Volkswagen ID. Buzz GTX tem 304 cv de potência
Versão da Kombi elétrica ID.Buzz tem pegada esportiva, design mais robusto e 340 cv de potência combinada.
A Volkswagen anunciou o lançamento mundial da ID.Buzz GTX, a versão com pegada esportiva da sua Kombi elétrica. A sigla GTX é usada justamente para diferenciar os modelos esportivos 100% elétricos da marca alemã, que quase sempre apresentam um design mais robusto.
O novo veículo tem dois motores elétricos que geram até 340 cv de potência máxima combinada, além de tração integral 4MOTION. Essas características fazem dele a Kombi mais potente já vista.
Um dos principais destaques em relação à versão tradicional é justamente a adoção dos dois motores elétricos, um deles de 204 cv. O conjunto permite que a ID.Buzz GTX entregue velocidade máxima de 160 km/h e acelere de 0 a 100 km/h em apenas 6,5 segundos.
A potência extra e a tração integral também garantem à Kombi uma maior capacidade de reboque. A configuração tradicional, com o entre-eixos menor, consegue puxar até 1.800 kg, enquanto a maior leva até 1.600 kg, um aumento de 800 kg e 600 kg, respectivamente, segundo a montadora.
São duas opções de bateria no novo modelo da Volkswagen: uma com 79 kWh para as versões de cinco lugares e outra de 86 kWh para as opções com sete assentos. A marca promete carregamento de 10% a 80% em 26 minutos em estações de carregamento rápido (DC) de até 200 kW.
Visual e recursos
A estreia no mercado europeu será em duas opções de entre-eixos e versões com cinco, seis e sete lugares. Entre as principais mudanças no design, está a dianteira com para-choque mais robusto e entrada de ar maior, além das novas luzes diurnas do para-choque.
Para evocar a esportividade, a carroceria tem detalhes em preto e acabamento no contorno dos faróis de matriz LED IQ.LIGHT de série, nos retrovisores e na nova grade dianteira. A traseira ainda abriga as siglas GTX.
Mais novidades são os tons escuros e as costuras vermelhas nos bancos, volantes e painel, além dos assentos com visual exclusivo, ajuste elétrico e função de memória. O ar-condicionado passou a ter ajuste digital na tela central multimídia, que aumentou de 12,0 para 12,9 polegadas.
No quesito tecnologia, a VW atualizou o software e a lista de equipamentos para incluir assistente de voz integrado ao ChatGPT, sistema de alerta de saída de faixa e aviso de aproximação de veículos e bicicletas.