Leapmotor quer chegar com tudo e revela os primeiros SUVs que serão vendidos no Brasil

Leapmotor chega com os SUVs elétricos B10 e C10, prometendo inovação e preços competitivos.

A disputa entre elétricos ganha um novo competidor: a chinesa Leapmotor acaba de estrear no Brasil, prometendo agitar o mercado. A marca, que tem a Stellantis como sócia majoritária, iniciou oficialmente suas operações em 4 de novembro, durante um evento em Campinas, São Paulo.

Na ocasião, apresentou dois SUVs de peso, o B10 e o C10, este último disponível tanto na versão 100% elétrica (BEV) quanto na ultra-híbrida REEV (Range Extended Electric Vehicle).

Com a chegada, a empresa quer democratizar a eletrificação e disputar espaço com marcas já consolidadas, apostando em tecnologia própria e preços agressivos.

O vice-presidente da Leapmotor para a América do Sul, Fernando Varela, afirmou que o plano conjunto com a Stellantis tem foco de longo prazo e expansão regional. Ele afirmou

“Inovação faz parte da Leap e vai estar em cada um dos pontos da democratização da eletrificação para o mercado brasileiro”.

Segundo a marca, o C10 entrega experiência de direção sempre elétrica, mesmo na configuração híbrida, reforçando o compromisso com eficiência e conforto. Assim, o Brasil entra oficialmente no mapa da Leapmotor, que pretende transformar o segmento de elétricos com uma combinação de inovação, alcance e estratégia global.

C10: versões, tecnologia e modos de energia

O C10 terá duas configurações no Brasil, uma 100% elétrica (BEV) e outra REEV. Na versão REEV, a tração permanece elétrica em qualquer cenário. Desse modo, um motor 1.5 16V aspirado de ciclo Atkinson atua como gerador, alternando entre alimentar o motor de tração e recarregar as baterias.

Para ampliar a autonomia e a eficiência, o C10 REEV oferece quatro modos de gerenciamento de energia. Além disso, cada perfil ajusta a prioridade entre bateria e gerador conforme uso urbano, rodoviário ou demanda de potência.

Abaixo, os modos indicados pela marca com suas propostas centrais.

  • EV+: privilegia a bateria ao máximo e aciona o gerador somente quando o nível chega ao mínimo.
  • EV: recomendado para a cidade; usa preferencialmente a bateria e aciona o gerador se necessário.
  • Combustível: indicado para viagens; otimiza bateria e gerador para extrair a maior autonomia.
  • Power+: liga o gerador de imediato para garantir energia em exigências de alta potência.

Dimensões, design e interior

Com porte próximo ao Jeep Commander, o C10 mede 4,73 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,68 m de altura e 2,82 m de entre-eixos. No exterior, o SUV adota superfícies limpas e faróis interligados por uma barra frontal. Não há grade tradicional na dianteira.

O interior segue uma linha minimalista assinada por André Fonseca. As saídas de ar permanecem discretas, quase invisíveis. Já a central Leap One de 14,6″ comanda funções de condução, energia, climatização, áudio, espelhos e cenários personalizados. Assim, o usuário ajusta tudo pela tela principal.

No recorte competitivo, o C10 REEV confronta BYD Song Plus, GWM Haval H6 PHEV19 e Jaecoo 7. Já o C10 BEV mira BYD Yuan Plus, GAC Aion Y e Geely EX5.

B10: plataforma, desempenho e posicionamento

Apresentado como SUV do primeiro ciclo, o B10 estreia a plataforma 3.5, que integra controle de bateria, motor elétrico, ADAS e arquitetura veicular em uma única unidade. Para processamento, utiliza o Snapdragon 8155, da Qualcomm.

Ele adota linguagem visual com vincos marcados e lanternas traseiras interligadas.

No trem de força vendido na China, o B10 conta com motor traseiro de 218 cv e 24,5 kgf/m. As baterias oferecem 56,2 kWh para até 380 km (WLTP) e 67,1 kWh para até 460 km (WLTP). Enquanto isso, o porte se aproxima do Jeep Compass, mirando BYD Yuan Plus, Omoda 5 e GAC Ayon Y.

Preços e cronograma no Brasil

Segundo a apresentação, o C10 chega ao país antes do fim de 2025, seguido do B10 em 2026, possivelmente no fim de janeiro. A empresa definiu valores para acelerar a adoção. Confira a tabela de preços:

  • Leapmotor C10 BEV: R$ 189.990.
  • Leapmotor C10 REEV: R$ 199.990.
  • Leapmotor B10: R$ 172.990.

Embora o B10 tenha sido citado como “SUV compacto” no anúncio inicial, materiais posteriores o descrevem como “SUV médio 100% elétrico”. Ainda assim, a proposta permanece a mesma, com foco em acesso e tecnologia centralizada na plataforma 3.5.

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