Legislação brasileira impede a BYD de trazer um novo SUV ao país; veja qual é

Modelo tecnológico que gira 360° em seu próprio eixo não se enquadra nos limites de peso estabelecidos pela lei do Brasil.

Um detalhe importante na legislação brasileira impede a BYD de trazer um de seus modelos mais tecnológicos ao país. O Yangwang U8 é um SUV chinês que causou sensação nas redes sociais por incorporar recursos como a capacidade de girar 360° em torno do próprio eixo.

Embora o carro tenha um design inovador e recursos modernos, sua venda no Brasil enfrenta uma barreira legal ligada ao peso. Por aqui, o limite estabelecido para classificação como veículo leve é de 3.500 kg com o modelo carregado, mas o chinês tem peso total de 3.985 kg.

Seu peso em ordem de marcha é de 3.460 kg, mas a conta para homologação é feita a partir do peso total, ou seja, a capacidade máxima para o transporte de passageiros e bagagens.
Com isso, o SUV teria que ser vendido no país como micro-ônibus ou van, categoria exclusiva para motoristas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) “D”.

Por esse motivo, a marca não deve trazer o automóvel ao nosso mercado.

Foto: Divulgação/BYD

BYD Yangwang U8

O modelo é equipado com um conjunto de baterias de 49 kWh e um motor 2.0 turbo a gasolina usado como gerador, conjunto que explica boa parte do peso e faz dele um elétrico de autonomia estendida (EREV). Os quatro motores elétricos instalados em cada roda desenvolvem 1.200 cv de potência e 103,5 kgfm de torque.

O U8 também não é dos menores: são 5,3 metros de comprimento e 2,1 m de largura. Esse enorme SUV é capaz de realizar curvas em 360º e continuar rodando após um pneu furar, além de flutuar na água por curtos períodos.

Outro impeditivo para o lançamento no Brasil seria o preço. Na China, o SUV saiu pelo equivalente a US$ 150 mil para quem encomendou as primeiras unidades, valor que supera os R$ 760 mil em conversão direta.

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