Limpa de estoque! Marcas devem vender carros poluentes até março (e preços podem cair)

Carros mais poluentes podem ser vendidos até março de 2025 sob novas regras do Proconve L8 no Brasil.

Desde o início de 2025, o mercado automotivo brasileiro enfrenta mudanças significativas com a implementação da oitava fase do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, o Proconve L8. As novas exigências buscam reduzir as emissões de poluentes dos carros vendidos no país.

Veículos fabricados até o final de 2024 ainda podem ser comercializados até 31 de março de 2025. Durante esse período de transição, os consumidores podem encontrar oportunidades de compra a preços mais acessíveis. As montadoras necessitam adaptar-se rapidamente para atender às novas regulamentações.

Impacto no mercado e estratégias das montadoras

Foto: Shutterstock

As regulamentações do Proconve L8 já resultaram em algumas mudanças estratégicas nas montadoras. O Jeep Renegade, Compass e Commander, equipados com o motor 1.3 turbo da Stellantis, sofreram uma redução na potência. O Fiat Fastback, com o mesmo motor, também foi impactado.

A General Motors, por sua vez, incorporou a injeção direta de combustível nos modelos Tracker e Montana. Com a antecipação das alterações, espera-se que mais atualizações ocorram ao longo do ano para os carros com modelo 2025/2025.

Avanços tecnológicos e novos modelos

No ano passado, a introdução dos modelos híbridos-leves Pulse e Fastback pela Fiat marcou o início das adaptações. As versões Audace e Impetus desses modelos híbridos são as principais respostas à nova regulamentação, que leva em consideração a média de emissões do modelo.

Para o Jeep Renegade, a perda de potência foi generalizada em todas as versões, enquanto o Fastback Abarth manteve a potência devido à inclusão de versões híbridas. Esta abordagem permite equilibrar a média de emissões entre as variantes.

A Hyundai também ajustou seus modelos Creta e HB20 com motor 1.0 turbo. Apesar da presença de injeção direta, houve uma redução de potência ao usar gasolina, de 120 cv para 115 cv. No entanto, o motor 1.0 aspirado do HB20 não perdeu potência.

A nova era das emissões no Brasil

O Proconve L8 estabelece limites mais rigorosos. A partir de janeiro, as emissões de NOx e NMOG foram reduzidas de 80 mg/km para 50 mg/km, com expectativas de chegar a 30 mg/km até 2029. As exigências também abrangem a evaporação de gases do combustível.

Com a implementação dessas novas regras, o setor automotivo brasileiro enfrenta um cenário de profundas transformações. As montadoras precisam inovar e adaptar suas tecnologias para atender às normas ambientais e continuar competitivas no mercado.

você pode gostar também