Livre estou? Confira se seu carro ficará isento do IPVA a partir de 2025
Nova lista de isenção do imposto entra em vigor no início do ano para beneficiar milhares de proprietários.
Estamos nos aproximando do último quadrimestre e quem tem um veículo na garagem já começa a pensar nos gastos tradicionais que chegam no início do ano. Uma das principais despesas é o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) do carro.
Porém, o começo de 2025 trará uma excelente mudança para os brasileiros que se enquadram nas regras para isenção do imposto veicular. A partir do próximo ano, milhares de pessoas ficarão livres do pagamento do IPVA no Brasil.
Isenção do IPVA a partir de 2025
Foto: Shutterstock
O benefício é concedido a partir de diferentes condições, mas as regras variam de acordo com o estado. Algumas localidades oferecem a isenção para trabalhadores que utilizam o veículo, como taxistas, enquanto outras garantem tributo zero para pessoas com deficiência (PCD).
Na grande maioria dos estados, os proprietários ficam isentos a partir do ano de fabricação do carro, ou seja, quando o produto atinge determinada idade. Veja os prazos em cada região:
- Isenção a partir de 10 anos de fabricação: Amapá, Roraima e Rio Grande do Norte;
- Isenção a partir de 15 anos de fabricação: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Distrito Federal;
- Isenção a partir de 18 anos de fabricação: Mato Grosso;
- Isenção a partir de 20 anos de fabricação: Acre, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul;
- Isenção a partir de 30 anos ou mais de fabricação: Santa Catarina e Tocantins;
- Isenção para veículos fabricados até 2000: Alagoas.
Somente Minas Gerais e Pernambuco estão fora da lista dos locais que zeram o imposto veicular a partir de determinado tempo de fabricação. Porém, no primeiro estado, os carros com mais de 30 anos que possuem placa preta conseguem obter o benefício.
Outras modalidades de isenção do IPVA
Nos estados do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e no Distrito Federal, os governos locais concedem isenção do imposto para veículos elétricos. Já na cidade de São Paulo, proprietários de automóveis híbridos ou elétricos recebem reembolso de até R$ 3,3 mil, ou desconto no IPTU.
Também existem regulamentações que zeram o imposto para pessoas com determinadas condições de saúde, como AVC, cardiopatia, esclerose múltipla, mastectomia e TEA (Transtorno do Espectro Autista) de nível grave, por exemplo.
Para conferir os benefícios existentes no estado, é fundamental consultar o site da Secretaria da Fazenda local ou buscar informações junto ao órgão responsável pela cobrança.