Luta pelo título: BYD x Tesla – quem será a maior em veículos elétricos?

BYD e Tesla disputam liderança em carros elétricos.

A disputa entre a BYD e a Tesla pela liderança do mercado de carros elétricos está acirrada e cheia de altos e baixos. Afinal, no ano passado, a BYD liderou o mercado mundial, com a empresa de Elon Musk caindo para o segundo lugar.

No entanto, ao menos neste primeiro trimestre de 2024, a situação poderá mudar. Isso porque a BYD viu grande retração em suas vendas, enquanto a Tesla teve um grande aumento no período.

De acordo com os dados recentes divulgados, a BYD vendeu 300.114 carros no primeiro trimestre de 2024, um número 43% inferior ao mesmo período do ano passado. Na ocasião, vendeu 526.409 carros no mercado mundial.

BYD com a Tesla na cola

Enquanto isso, a Tesla de Elon Musk teve uma queda de 5% nas vendas, bem menos que a BYD. A previsão para o final do trimestre é de que venda 458.500 carros, o que levaria a empresa novamente à liderança.

O fato é que a BYD, que vinha dominando o mercado, embora por curto período de tempo, vai perder esse posto. E a Tesla, de fato, vai voltar a ser hegemônica neste cenário por diversos motivos, principalmente no ramo econômico.

Outro ponto importante é que a fabricante chinesa anuncioucortes nos preços de seus carros, que ficam entre 5% e 20% do valor total. Eisso tudo para concorrer com a Tesla, que também vem apostando em preçosmenores para atrair mais consumidores.

Inclusive, o preço de carros elétricos, de modo geral, no mundo ainda é muito alto em relação aos carros a combustão. Torna-se proibitivo para a maioria das pessoas em um país como o Brasil, por exemplo, onde os valores estão ainda mais altos por conta dos impostos.

Mas, para os próximos meses e anos, a expectativa é de aquecimento mundial do setor de carros elétricos. As duas gigantes estão tentando se preparar para isso.

BYD estabelece meta ousada

Por fim, vale também lembrar que a BYD estabeleceu uma meta ousada para o ano de 2024. De acordo com as projeções da empresa, a expectativa é conseguir vender 3,6 milhões de unidades durante esses 12 meses.

Se isso acontecer, vai fechar o período com um aumento de 20% de vendas em relação ao ano anterior. Além disso, a BYD poderá entrar em 2025 em condições novamente de superar a Tesla nesta briga acirrada pela liderança mundial de elétricos.

você pode gostar também