Luz da injeção: se ela estiver acesa, é melhor tomar cuidado
Muitos ignoram o ícone do "motorzinho" aceso no carro. Porém, ele quer dizer que há algo de errado com o carro.
O painel do carro não se resume a exibir apenas a quantidade de combustível do carro ou a velocidade na qual o motorista está. Ele também revela informações a respeito do estado e condição do veículo. Como, por exemplo, o que significa a luz da injeção acesa?
A luz da injeção acesa é representada pelo ícone de um “motorzinho”. Caso ela esteja acesa, pode indicar que há algum problema com o carro ou uma alteração no seu funcionamento. Entretanto, o que pode parecer simples, na verdade, esconde um grande risco para o motorista e o veículo, caso os devidos cuidados não sejam tomados.
O que é injeção eletrônica do carro?
O sistema de injeção eletrônica serve para controlar a liberação da quantidade de ar e combustível para o motor do carro. Seu intuito é garantir mais economia enquanto o veículo estiver rodando, resultando em maior eficiência por litro.
Quando o carro roda apenas com a quantidade necessária de combustível, a queima possibilita que ele percorra longas distâncias sem precisar sacrificar mais do que o necessário. O resultado disso é o aumento da autonomia do automóvel e a redução da poluição no combate à emissão de gases do efeito estufa.
Sistema de injeção eletrônica do carro (Foto: Jsnow my world/Shutterstock)
Como funciona o sistema de injeção?
No painel do carro, aparecerá um sinal de “motorzinho”. Ele representa o sistema de injeção eletrônica. Se estiver aceso, o motorista deve ter atenção, pois algo está errado.
Na prática, essa parte do carro funciona por meio de um chip eletrônico, responsável pela leitura do funcionamento do motor. Quando ativo, o chip otimiza o desempenho e a eficiência do veículo. O sistema de injeção é acionado assim que o carro é ligado e continua funcionando continuamente até que o motorista pare de rodar.
Luz da injeção acesa: devo me preocupar?
Se a luz de injeção eletrônica, representada pelo “motorzinho”, estiver acesa, isso é sinal de que existem problemas na central eletrônica do carro, na injeção de combustível ou então no momento da queima dele.
Esse alerta, que passa “batido” por muitos motoristas, aparece após a central eletrônica do carro entrar em modo de emergência, o chamado Limp Home. O carro, aparentemente, parece funcionar sem defeitos, mas é aí que muita gente se engana.
Luz de injeção acesa é sinal de alerta (Foto: Reprodução)
Mesmo com a aparente normalidade, o motor opera de forma irregular, com falhas no desempenho e, consequentemente, aumento no consumo de combustível.
A luz acesa também pode indicar defeitos no sistema de escape do carro ou relacionados aos componentes e peças que alimentam o motor. A médio e longo prazo, essa falha, se ignorada, pode dar prejuízos, pois danifica componentes internos do motor.
Portanto, se a luz de injeção estiver acesa no seu painel, saiba que existe uma anormalidade no seu carro. O recomendado nesse caso é levá-lo o quanto antes para conserto ou revisão, a fim de identificar a fonte do defeito.