Mãe salva filho da morte com bateria de carro elétrico
Em caso ocorrido no sudeste da Austrália, mãe surpreende o mundo após salvar filho que precisa de máquina de diálise para se manter vivo.
No fim do ano passado, tempestades devastaram a Austrália e deixaram mais de uma dezenas de mortos em um evento com grandes danos pessoais e materiais para a população. Até o dia 27 de dezembro, foram confirmadas mais de 10 mortes e 90 mil famílias ainda estavam sem energia elétrica na região.
Segundo as autoridades, foram mais de 500 mm de chuva nas primeiras 24 horas, acumulado que provocou inundações em distritos inteiros ao longo da costa australiana. O volume recorde deixou a situação no país caótica, com centenas de feridos, estradas bloqueadas e cortes de energia.
No distrito de Queensland, localizado no noroeste do país, um caso especial chamou bastante atenção. Em meio a tanta perda e confusão, a bravura de uma mãe empenhada em salvar a vida de seu filho começou a mídia e ganhou destaque nos noticiários.
Solução inusitada salva criança
Kristy Holmes, de 42 anos, vive na Gold Coast com seu filho Levi, de 11 anos, que precisava de eletricidade para alimentar a máquina de diálise para se manter vivo. O menino aguarda na lista de transplantes para receber o órgão. Sem o equipamento, que trabalha pelos seus rins, as consequências seriam “potencialmente fatais”.
A casa onde eles vivem foi uma das atingidas pela passagem do ciclone Jasper, que deixou milhares de pessoas sem energia na noite de Natal. Isolada e sem uma fonte de eletricidade, Holmes encontrou uma solução para manter a máquina de seu filho funcionando: a bateria do carro elétrico.
A princípio, a família usou o componente do seu BYD Atto 3 para alimentar uma de suas geladeiras, mas logo surgiu a ideia de usar o mesmo item para manter o equipamento de Levi ligado.
“Conseguimos usar a bateria do carro. Eu poderia tê-lo usado por pelo menos quatro noites e então teríamos que encontrar um lugar para carregá-lo, mas felizmente só precisamos dele por uma noite”, contou Holmes ao The Guardian.
Outro caso semelhante ocorrido durante a tempestade também despertou o interesse nas redes. Em mais um exemplo de engenhosidade e bom uso da tecnologia, o professor de química Matt McLaughlin usou seu veículo elétrico para fornecer energia de emergência aos vizinhos que precisavam.