Magia da Fiat Toro: por que a concorrência não consegue lançar um carro à altura?
Montadoras não conseguem repetir a fórmula de sucesso encontrada pela Fiat.
Nos últimos tempos, um modelo lançado no mercado brasileiro surpreendeu logo em sua estreia: o Rampage deixou diversas picapes médias para trás em seu primeiro ano de vendas. Talvez esse sucesso se deva ao fato de que o modelo segue a fórmula da Toro. Ou seja, o carro possui uma plataforma de carro de passeio, tração 4×4 e opções a diesel.
Apesar dos bons números alcançados na estreia, é improvável que o carro alcance o mesmo volume de vendas da Toro. O Rampage possui um posicionamento de preço superior, até mesmo porque traz o motor a gasolina mais potente e uma tecnologia embarcada mais avançada, além da tração integral desde a versão básica. Dessa forma, a Toro continua sendo um exemplo a ser seguido, mas a concorrência ainda não conseguiu lançar um modelo capaz de superá-la.
Pataforma Small Wide
Historicamente, o lançamento do HR-V foi revolucionário, pois introduziu no segmento de SUVs compactos um amplo espaço interno, bem como um porta-malas espaçoso. Já o Renegade contribuiu com suspensões independentes nas quatro rodas, tração 4×4 e motor a diesel.
A partir dessas referências, a decisão de produzir um modelo sobre uma base de carro de passeio resultou em preços mais acessíveis e, assim, surgiu a Toro. O sucesso foi avassalador, levando muitos a adotarem o modelo da Fiat.
Desde então, nenhuma montadora conseguiu criar um modelo à altura da Toro, e o motivo é simples e direto: não há meios para isso, pelo menos por enquanto. Isso se deve à dificuldade de dispor de uma plataforma Small Wide para o desenvolvimento do veículo.
E é justamente essa plataforma que constitui a essência da Toro, permitindo que ela ofereça recursos que cativaram o público, como a tração 4×4, suspensões independentes e um porte imponente.
Algumas tentativas de concorrência, como a Oroch, chegaram perto da Toro ao oferecer, por exemplo, uma versão 4×4, mas nunca incluíram um propulsor a diesel. Outro exemplo é a Montana, que, antes do lançamento, gerou rumores de que competiria diretamente com a Toro. No entanto, ao chegar ao mercado, o modelo da Chevrolet não ofereceu tração 4×4, suspensão independente nas quatro rodas e o porte da Oroch.
Outras tentativas
Neste momento, a Volkswagen está trabalhando em um modelo para competir com a Toro. Esse veículo será construído sobre a plataforma MQB, que possui duas versões na América do Sul. Uma delas é usada no Polo, Virtus, T-Cross e Nivus, por exemplo. No entanto, a segunda versão, mais adequada para rivalizar com a Fiat, é a do Taos. A plataforma MQB suporta motores a diesel e até tração 4×4.
Entretanto, a Hyundai já possui um produto com características capazes de competir com a Toro. Trata-se da Santa Cruz, que enfrenta rumores sobre sua nacionalização. Se isso de fato ocorrer, ela poderá ser o primeiro modelo a desafiar a supremacia da Toro.
*Imagem em destaque: Wirestock Creators / Shutterstock.com