Mais de 20 anos depois, Bentley encerra produção do famoso motor W12

Após mais de 100 mil unidades fabricadas, o conjunto dará lugar a um sistema V8 híbrido de 4 litros e biturbo.

A Bentley anunciou que encerrou a produção do seu icônico motor W12, conjunto que estreou em 2003 com o Continental GT. O fim da longa trajetória de mais de 20 anos foi celebrado pelos técnicos da marca em um almoço especial realizado na fábrica de Crewe, na Inglaterra.

Na realidade, o motor de 6,0 litros e 12 cilindros tem 23 anos, já que apareceu pela primeira vez em 2001, no Audi A8. Ele foi desenvolvido pela Volkswagen e passou por aperfeiçoamentos ao longo do tempo até atingir incríveis 740 cv no esportivo Batur.

Motor W12 (Imagem: KULLAPONG PARCHERAT/Shutterstock)

“O dia de hoje marca o fim de uma jornada de desenvolvimento da qual nossos colegas de pesquisa e desenvolvimento e de fabricação ao longo dos anos devem estar extremamente orgulhosos”, disse Dr. Matthias Rabe, membro do conselho de pesquisa e desenvolvimento da Bentley.

Em mais de duas décadas equipando os carros da Bentley, o conjunto mais famoso da marca alcançou a marca de 100 mil unidades produzidas. Um de seus diferenciais é o desenho inspirado em dois V6 sobrepostos, mais curto que um V12 comum graças a decisões como o escalonamento dos cilindros.

“O W12 impulsionou nossos carros e negócios a uma velocidade excepcional e será considerado uma das inovações mais importantes de nossa ilustre história”, completou Rabe.

Substituto será um V8 híbrido

Para ocupar o lugar deixado pelo propulsor, a marca criou um V8 híbrido de 4,0 litros biturbo, que será aliado a um motor elétrico instalado entre o motor principal e a transmissão. Com esse sistema, o Continental GT Speed 2025 chegará ao mercado com potência total de 779 cv.

Não há informações sobre peso, mas dá para acreditar que ele é mais pesado do que o antecessor V-8 por adicionar componentes híbridos. O propulsor anterior pesava quase 2.200 kg e, assim como o W-12, o novo sistema deve superar essa marca.

Como o Continental GT é gigante e robusto, e não um modelo esportivo, o peso não deve ser uma grande preocupação para a Bentley.

você pode gostar também