Mais gastador? Médias de consumo de combustível do VW Virtus pioram
Embora o modelo não tenha passado por mudanças na programação, os processos de homologação e medições foram alterados.
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acaba de atualizar sua tabela de consumo e emissões para os veículos à venda no mercado nacional. Além de incluir novos modelos, as atualizações servem para integrar ajustes ou mudanças adotadas nas medições.
A nova tabela tem novidades para o Volkswagen Virtus, que apresentou uma piora nas médias de consumo em três motorizações, todas com motor 1.0 turbo. As duas primeiras configurações, que são menos potentes, possuem câmbio manual e automático. Já a 200TSI tem transmissão sempre automática.
Não houve alteração nas médias do propulsor 1.4 turbo. Confira os novos números de consumo do Virtus com gasolina e etanol nos ciclos urbano e rodoviário, respectivamente:
- VW Virtus TSI MT: de 9,2 e 11,3 km/l (E)/ 13,5 e 15,9 km/l (G) para 8,9 e 10,8 km/l (E)/ 12,5 e 15,4 km/l (G)
- VW Virtus TSI AT: de 8,5 e 10,7 km/l (E)/ 12,2 e 15,2 km/l (G) para 8,4 e 10,5 km/l (E)/ 12,1 e 14,8 km/l (G)
- VW Virtus 200TSI AT: de 8,2 e 10,4 km/l (E)/ 11,8 e 15,0 km/l (G) para 8,3 e 10,2 km/l (E)/ 12,1 e 14,4 km/l (G)
A piora em quase todas as medições não é resultado de mudanças na programação de motores, potência ou torque, segundo a montadora. Contudo, quando o Polo com motor 1.0 MPI aspirado se tornou mais econômico, a VW atribuiu isso às alterações nos processos de homologação e medições dos veículos.
Embora a tabela apresente novos números, a marca afirma que eles não afetam o consumo para os proprietários.
VW Virtus
O carro alemão tem duas configurações do motor 1.0 turbo: TSI e 200TSI. A primeira gera até 109/116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque e vem em opções de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis.
Já a segunda rende 116/128 cv e 20,4 kgfm, sempre com transmissão automática de seis marchas.