Maps e Waze: NOVAS atualizações que todo motorista deve conhecer
Aplicativos de navegação do Google continuam separados, mas recebem recursos para uma melhor integração.
Em 2013, o Google anunciou a compra do aplicativo de navegação israelense Waze, que naquela época já fazia um grande sucesso ao redor do mundo com seu sistema colaborativo e informações em tempo real. Desde então, a popularidade da ferramenta só cresceu e novas atualizações foram incorporadas a ele.
A gigante da tecnologia também é proprietária do Google Maps, outro app de navegação famoso, mas um pouco menos interativo. Agora, a empresa anunciou a chegada de funções que podem aproximar mais as duas plataformas.
Apesar de semelhantes, os apps possuem públicos com demandas diferentes, afirmou o chefe de produto do Google Maps, Can Comertoglu. Segundo ele, os usuários do Waze são muito dedicados e preferem alguns recursos que só existem no aplicativo, então não há conflito.
“Sabemos que o inverso também é verdadeiro”, disse o executivo em coletiva de imprensa.
4 novidades no Google Maps e Waze
Foto: Shutterstock
Aproveitando o pique das Olimpíadas, o Google anunciou a chegada de novidades para as suas duas ferramentas, algumas delas bastante esperadas pelos usuários. Confira os quatro destaques:
1. Atalho para reportar incidentes na via
O Google Maps ganhou um novo atalho mais visível para o motorista reportar incidentes na via, como acidentes e congestionamentos.
Localizado no canto direito da tela, ele tem um ícone de alerta para facilitar sua identificação e exibe oito botões com diferentes opções de ocorrências após selecionado.
Semelhante ao formato do Waze, os condutores que passarem pelo local poderão confirmar ou atualizar as informações sobre o incidente, que serão compartilhadas em tempo real em ambos aplicativos.
Antes da atualização, o recurso era identificado por um balão de comentário na tela e tinha ícones menores.
2. Localização das entradas de um prédio
Outra novidade que chega ao Maps é a funcionalidade que indica a localização das entradas de um prédio. A nova orientação iluminará automaticamente a entrada do local à medida que o condutor for se aproximando, além de mostrar os estacionamentos próximos.
Ela promete ser bastante útil em locais desconhecidos e acabar com o estresse de tentar se localizar ao chegar a um destino, facilitando também o trabalho de motoristas de aplicativos.
3. Alerta para câmeras de fiscalização
Já o Waze ganhou uma melhoria para identificação de novos tipos de câmeras. O aplicativo informará se elas fotografam infrações como excesso de velocidade, avanço no sinal vermelho, faixa errada, falta de cinto e uso de celular.
4. Aviso sobre eventos programados
O último recurso interessante que desembarca no Waze informa o condutor, em tempo real, sobre eventos que possam interferir no fluxo de trânsito em áreas salvas como favoritas ou nas quais ele tenha passado recentemente. Partidas de futebol, shows e desfiles são alguns exemplos.