Marcas e governos revisam futuro dos carros elétricos: o que isso significa?

Países tomam medidas para esticar o prazo para venda de veículos a combustão, que continuam nos planos das montadoras.

Desde que tomaram conta do mercado, os carros elétricos são vistos como o futuro da frota mundial de veículos, mas essa visão já está ficando ultrapassada. Mesmo em meio ao avanço de tecnologias mais sustentáveis, montadoras e governos têm repensado prazos e medidas a favor da continuidade da combustão.

Ao que tudo indica, a completa eletrificação da frota mundial pode levar mais tempo do que o esperado, ou nem mesmo ocorrer tão cedo. Os maiores sinais desse caminho são justamente as movimentações de fabricantes e governos ao redor do mundo.

Aposta em motores a combustão

Um exemplo de atitude da indústria para manter a combustão viva é o Fiat 500, que apareceu em 2020 com motor elétrico, mas não agradou ao público. A Stellantis já confirmou o lançamento do modelo com conjunto híbrido, a versão Ibrida, que deve estrear em meados de 2026.

Mais adiante no globo, as marcas japonesas Toyota, Subaru e Mazda fecharam uma parceria para desenvolver novos motores a gasolina compatíveis com combustíveis sintéticos. Até lá, os veículos das três empresas manterão suas versões a combustão.

O acordo das montadoras asiáticas não deixa a sustentabilidade totalmente de fora, já que prevê o desenvolvimento de baterias, motores elétricos e outros componentes para carros eletrificados.

Rota recalculada

Países que haviam anunciado o fim das vendas de automóveis novos a combustão também estão recalculando a rota. O Reino Unido previa atingir esse patamar até 2030, mas o primeiro-ministro Rishi Sunak anunciou no ano passado que o prazo foi estendido para 2035.

Quem também está revendo o caminho é a Volkswagen, que planejava focar diretamente na criação de novos elétricos. Porém, repensou e optou pelos híbridos plug-in. Nos planos da marca estão novas versões plug-in de Golf e Tiguan, além dos já apresentados modelos da família ID. Por aqui, a fabricante terá um motor híbrido flex.

A Chevrolet é mais uma empresa que desistiu de transacionar diretamente para os elétricos e decidiu apostar nos híbridos. Segundo Fabio Rua, vice-presidente de relações públicas da General Motors para a América Latina, a montadora deve lançar novos híbridos no Brasil a partir de 2025.

Apesar do investimento global de US$ 50 bilhões em carros eletrificados, a Ford também confirmou que continuará criando motores a combustão. Segundo o CEO Jim Farley, os carros com esse tipo de motorização vão sobreviver, ainda que alguns estados americanos proíbam sua venda.

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