Matrix LED: farol matricial é a nova tecnologia que parece ter saído do cinema

Recurso tecnológico presente no Volkswagen ID.4 desperta curiosidade e ainda é raro no Brasil.

A iluminação de um carro é coisa séria e tem funções muito importantes na sinalização das intenções do motorista, mas também pode ser avaliada do ponto de vista visual. Pensando meramente na beleza, existe um tipo de farol no mercado que parece coisa de cinema.

É mais do que perceptível que as montadoras investem muito no desenvolvimento de soluções e melhorias nos equipamentos de iluminação de seus veículos. Exemplo disso é o novo Volkswagen ID.4, primeiro carro elétrico da marca alemã vendido no Brasil.

Volkswagen ID.4 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

O modelo vem com faróis matriciais, também chamados pelo nome original Matrix LED, um recurso tecnológico bem legal que muita gente vai gostar de conhecer.

Como funcionam os faróis Matrix LED?

Imagem: Reprodução/YouTube – Live & Drive

Esse tipo de farol não é exatamente uma novidade, mas está presente em pouquíssimos carros vendidos no Brasil e, por isso, desperta curiosidade por onde passa. O equipamento equipa modelos como ID. Buzz, Tiguan R-Line, VW Polo GTS e Mini Cooper.

Os faróis matriciais são uma invenção da empresa alemã de componentes eletrônicos e iluminação automotiva Hella, especialista no assunto, tendo sido lançados em 2013. O primeiro modelo a receber a novidade na época foi o Audi A8 de terceira geração.

Completamente diferente dos tradicionais, o equipamento é equipado com minúsculos LEDs agrupados em uma placa de circuito, uma espécie de matriz operada pelo sistema do veículo.

Para amplificar e distribuir a luz dos LEDs, um grupo de lentes trabalha de forma semelhante à de uma máquina fotográfica.

O conjunto também inclui uma câmera no para-brisa, que serve para detectar outros veículos à frente usando as luzes deles como referência. Ao detectar um automóvel, o computador do carro recebe a informação e determina quais LEDs devem ser apagados na matriz para “cortar” o feixe de luz alta do veículo, mantendo a luminosidade no restante da via.

Em resumo, os faróis Matrix LED permitem que o motorista utilize o farol alto para iluminar o caminho sem ofuscar outros condutores próximos aos seus carros. Isso garante visibilidade máxima sem comprometer a segurança dos demais.

Após muitas evoluções, o produto atualmente oferece muito mais precisão na emissão de luz e no apagamento. Cabe mencionar que a operação é totalmente automática e não depende da ação do motorista, ou seja, o carro faz tudo sozinho.

você pode gostar também