Mega investimento de R$ 9 bilhões da Volkswagen trará estes carros para o Brasil

Rodada de investimentos na América do Sul deve renovar linha de produtos até 2028. Saiba os modelos que devem desembarcar no mercado brasileiro.

R$ 9 bilhões em cinco anos. Este é o total da nova rodada de investimentos da Volkswagen para a América do Sul. A expectativa, portanto, é que haja renovação de toda a linha de produtos até 2028. Assim, além dos R$ 7 bilhões anunciados no último ano, Brasil e Argentina também receberão outros R$ 9 bilhões. Isso deve ser o suficiente para a montadora lançar 16 novidades neste período.

Até o momento, há seis modelos confirmados. Dentre eles estão, por exemplo, as renovações da picape Amarok e do SUV T-Cross. Além disso, há quatro carros inéditos: uma caminhonete produzida na planta de São José dos Pinhais (PR), um SUV da planta de Taubaté (SP), além de dois novos carros com produção em São Bernardo do Campo (SP).

Outras dez novidades também devem ser anunciadas aos poucos. Nesse sentido, vale lembrar que a Volkswagen considera séries especiais como lançamentos. É o caso, por exemplo, do Gol Last Edition e do Polo Track First Edition.

Confira os modelos já confirmados

Nova Amarok

A picape deve passar por total reestilização. Para isso, a montadora deve investir US$ 250 milhões em uma fábrica na Argentina. Mesmo com essa reestilização, o mercado também fala de uma possível nova geração, com base na Ford Ranger. Unidades de teste já estão na fábrica de São Bernardo do Campo, onde se realiza os ajustes finais. A previsão é que o carro chegue ao mercado ainda no meio deste ano.

T-Cross

Apesar de o T-Cross ter encerrado 2023 como o SUV mais vendido do país, o modelo deve receber o primeiro facelift. Há meses, a montadora vem rodando a versão atualizada pelas ruas do país. Ainda assim, a previsão é que o modelo entre em linha de produção apenas em abril. Em seguida, haveria o lançamento para o mercado.

Ao que tudo indica, o SUV deve manter o design da grade frontal, mas terá um filete de LED interligando os faróis. Já as luzes de neblina devem ganhar formato triangular, acompanhando as mudanças de sua versão europeia.

Picape de São José dos Pinhais

Apesar de ainda não ter nome, a Volkswagen divulgou algum detalhamento da picape produzida no interior de São Paulo. O modelo, de porte intermediário, usará o T-Cross como base. No mercado, o modelo disputará espaço com o Chevrolet Montana e a Fiat Toro, por exemplo.

SUV de Taubaté

Ao que tudo indica, este será o produto mais importante da carta de lançamentos da Volkswagen. O modelo recebeu atenção especial na apresentação de Ciro Possobom, CEO da empresa no Brasil e causou burburinho quando a prefeitura da cidade do Vale do Paraíba divulgou um post tratando a novidade como a “volta do Gol”. O caso foi desmentido pela montadora.

No caso, o lançamento será um SUV compacto para disputar mercado com o Fiat Pulse, Renault Kardian. Ele deve custar entre R$ 100 mil e R$ 130 mil e tem lançamento previsto para 2025.

SUV de São Bernardo

A planta de São Bernardo deve trazem dois novos produtos ainda obscuros com lançamento a partir de 2027. Até o momento, se sabe que a unidade receberá a plataforma MQB Hybrid. Com ela, se produzirá carros híbridos plug-in com motor 1.5 turbo EVO2.

Outros modelos que devem ser lançados

Nivus renovado

Os últimos dias de produção em 2023 foram marcados pela montagem dos primeiros protótipos de renovação do Nivus. Essa atualização deve chegar ao mercado após o lançamento do T-Cross e Amarok. Portanto, há chances deste lançamento ficar para o próximo ano. Além disso, a Volkswagen deve disponibilizar a versão esportiva GTS como um segundo lançamento.

Polo, Virtus e Nivus MHEV

Com a promessa de acelerar a eletrificação dos modelos no Brasil, espera-se que a estratégia entre em vigor em 2028. Contudo, antes disso, o Polo, Virtus e Nivus devem receber sistema híbrido leve de 48V para ficarem mais econômicos.

Facelift Taos

Já o Taos deve receber um facelift em 2025. Vale lembrar que o SUV vendido no Brasil é produzido na Argentina e diferente do carro vendido no norte, feito no México. A expectativa, portanto, é que o visual de lá chegue ao modelo daqui. O facelift do Taos chinês, inclusive, já teve registro em nosso país.

Golf R

Já quando se trata de modelos importados, o Golf R lidera a lista, podendo aparecer ainda este ano. Isso porque, a empresa diz estar “estudando fortemente trazer esse veículo” para o Brasil. Caso isso se confirme, chegará por aqui o Golf R já reestilizado e que ainda não chegou nem ao mercado europeu.

Eletrificados

A expectativa é que os modelos elétricos cheguem ao mercado brasileiro ao longo deste ano. Porém, o preço pode ser um impeditivo. Isso porque,, Ciro Possobom afirmou que a marca venderia eletrificados por aqui assim que os lotes de aluguel de ID.4 e ID.Buzz acabassem e as novas remessas chegassem ao país. Atualmente, alugar um ID.4 custa pelo menos R$ 6990 por mês, valor semelhante ao pacote de um Audi A4 Prestige, que tem tabela para de venda em R$ 306 mil

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