Mercedes-AMG One começa a ser produzido em 2022

O Mercedes-AMG One, hipercarro da montadora de Stuttgart, usará motor V6 de Fórmula 1 associado a quatro outros motores elétricos.

Quando a marca apresentou o projeto, muitas expectativas foram geradas. As 275 unidades programadas para serem fabricadas estão todas reservadas. O preço? Mais de US$ 2 milhões.

Que torcedor multimilionário de carros esportivos não gostaria de ter em sua garagem um carro equipado com o motor V6 que já venceu todos os campeonatos da era dos híbridos da Fórmula 1?

Porém, por motivos diversos, sua chegada às ruas foi atrasada. Agora a Mercedes tem uma data para começar a produção. Isso mesmo, não é a entrega. Os carros serão montados em 2022.

Apresentado em 2017 como Projeto One, o hipercarro será equipado com o V6 de 1,6 litros. Esse foi o motor que Lewis Hamilton e Valtteri Bottas desfrutaram na Fórmula 1. Ele é associado não a um, mas a quatro motores elétricos.

Esses propelentes elétricos ficarão localizados dois no eixo dianteiro, um na saída do turboalimentador e o outro diretamente acoplado ao motor de combustão. Naquela época, a firma de Stuttgart prometia uma potência de mais de 1.000 CV. O veículo poderia chegar a 1.200 CV. Sua aceleração de 0 a 200 km/h é em menos de 6 segundos. São mais de 350 km/h de velocidade máxima.

Esses números são impressionantes e podem até ser superados. Devemos levar em consideração que, ao longo destes anos, o veículo e a sua motorização foram certamente melhorados.

Problemas

A sua mecânica muito particular, que é o principal motivo da compra, é também o seu principal problema. Esse foi o motivo dos quase quatro anos de atraso. A própria marca admitiu que é um grande desafio adaptar um motor de competição a um veículo de rua.

Foi um grande trabalho para os engenheiros torná-lo adequado às exigentes regulamentações de emissões, não apenas para CO2, mas também para ruído, sendo muito alto para um modelo de produção dentro das regulamentações europeias.

Menção especial para outra peculiaridade. Se seu trem de força apresentava todos os desafios acima mencionados, é lógico pensar quão complexa – e cara – seria sua manutenção. O V6 tem vida útil estimada em 50.000 quilômetros, portanto, dentro da operação de compra, a marca garante sua substituição.

Mesmo sem detalhes exatos sobre suas primeiras entregas, como consolo para seus compradores, a Mercedes-Benz já está realizando os últimos testes tanto na estrada e na pista em Nürburgring do AMG One, o que mostra os avanços em seu desenvolvimento. A espera vai acabar.

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