MiBot surpreende: carro elétrico de 1 lugar já vende mais que a Toyota no Japão
Com design ultracompacto, preço acessível e foco em mobilidade urbana, o MiBot da KG Motors se torna fenômeno de pré-venda.
O mercado de carros elétricos no Japão acaba de ganhar um novo protagonista. Mesmo antes de iniciar sua produção em série, o MiBot, veículo 100% elétrico e ultracompacto da startup KG Motors, já ultrapassou a Toyota em número de unidades vendidas no segmento de BEVs (Battery Electric Vehicles).
Com preço estimado em 1 milhão de ienes (cerca de R$ 40 mil), o modelo foi encomendado por mais de 2.250 consumidores em pré-venda, volume que representa mais de 68% da meta de 3.300 unidades até março de 2027.
A demanda inesperadamente alta obrigou a fabricante a encerrar temporariamente as reservas e a projetar um aumento na capacidade de produção para até 10 mil veículos por ano.
Para se ter ideia da dimensão do feito, a Toyota comercializou apenas 2.038 BEVs em todo o Japão em 2024.
Microcarro elétrico pensado para o dia a dia japonês
MiBot 14 (Foto: Divulgação/KG Motors)
Projetado para atender às exigências de mobilidade em cidades densamente povoadas e áreas rurais com infraestrutura limitada, o MiBot é uma solução de mobilidade elétrica individual.
Medindo apenas 2,49 m de comprimento e com espaço para uma única pessoa, o modelo é menor do que o famoso Smart ForTwo e até mesmo que o Citroën Ami.
Seu tamanho reduzido e raio de giro de apenas 7,08 metros o tornam ideal para ruas estreitas e estacionamentos apertados, realidade comum em grandes centros urbanos japoneses.
O design simétrico, com painéis, portas e vidros iguais na frente e atrás, reduz os custos de produção e facilita a manutenção.
Desempenho funcional e autonomia para curtas distâncias
Equipado com motor traseiro de 7 cv, o MiBot possui autonomia estimada de até 100 km e velocidade máxima limitada a 60 km/h.
Seu foco não está no desemprenho esportivo, mas sim na eficiência energética e na praticidade para deslocamentos diários.
A bateria de 7,68 kWh pode ser recarregada em tomadas residenciais em até cinco horas, dispensando sistemas de carga rápida. Com peso total inferior a 430 kg, o MiBot promete durabilidade de até 10 anos em uso urbano normal.
Baixo custo e apelo popular
Além do valor acessível, o MiBot conta com recursos básicos, como ar-condicionado, assento aquecido, quadro de instrumentos digital e central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas.
O acabamento simples, mas funcional, utiliza materiais leves e resistentes como EPP (polipropileno expandido), favorecendo a economia e a sustentabilidade.
A proposta da KG Motors é clara: oferecer um carro elétrico barato, eficiente e confiável, sem comprometer a segurança e o conforto básico.
O MiBot é a prova de que é possível democratizar a mobilidade elétrica com tecnologia acessível e design inteligente.
Um novo capítulo na mobilidade urbana japonesa
Com produção prevista para iniciar em outubro e primeiras entregas programadas para março de 2026, o MiBot já se configura como um divisor de águas no segmento de elétricos no Japão.
Enquanto montadoras tradicionais ainda apostam nos híbridos, a KG Motors aposta em uma solução compacta, econômica e inovadora para o futuro das cidades.
A tendência é que outros fabricantes acompanhem esse movimento. Marcas como BYD e Hyundai já demonstram interesse no nicho de microcarros elétricos acessíveis.
Mas, por enquanto, o MiBot lidera com folga e pode estar moldando o futuro da mobilidade elétrica urbana em escala global.