Mobi, Kwid e C3: qual a melhor opção entre os carros mais ‘baratos’?

Entre os modelos mais baratos do mercado, saiba qual é o melhor custo-benefício para ter na garagem de casa.

É fato que hoje não existe mais carro zero quilômetro barato no país. Ainda assim, dentre os modelos de entrada com valores um pouco mais acessíveis estão o Fiat Mobi, o Renault Kwid e o Citroën C3. Por ocuparem a mesma faixa de preço, é natural que haja uma comparação entre os modelos. Para ajudá-lo a encontrar o melhor custo-benefício entre os mais baratos do país, organizamos os pontos positivos e negativos de cada um deles.

Antes mesmo de escolher o melhor modelo dos três, é necessário entender o que cada um dos carros tem a oferecer.

Fiat Mobi

Foto: Divulgação/Fiat

Versões:

  • Fiat Mobi Like 1.0 – R$ 71.990
  • Fiat Mobi Trekking 1.0 – R$ 74.990
  • Motor Fire 1.0 EVO 8V Flex

Especificações

  • Potência: 74 cavalos (cv) a álcool e 71 cv a gasolina;
  • Torque máximo: 9,7 kgfm (álcool) e 9,7 kgfm 9,3 (gasolina);
  • Velocidade máxima: 152 km/h.

Dimensões:

  • 3,55 metros de comprimento;
  • 1,66 m de largura;
  • 1,52 m de altura;
  • Entre-eixos de 2,3 m;
  • Porta-malas de 235 litros;
  • Aproveitamento com gasolina: 13,5 km/l na cidade, 15 km/l na estrada;
  • Aproveitamento com álcool: 9,6 km/l na cidade, 10,4 km/l na estrada.

Ambas versões vêm equipadas com:

  • ASR (Controle de Tração);
  • ESC (Controle Eletrônico de Estabilidade);
  • Hill holder (Assistente de partida em rampa);
  • Ar-condicionado;
  • Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração);
  • Airbag duplo (motorista e passageiro);
  • Freios ABS com EBD;
  • Quadro de instrumentos com Iluminação a LED e display digital de 3,5 polegadas.

Modelo Trekking adiciona itens como:

  • Barras longitudinais no teto e moldura nas caixas de roda;
  • Calotas exclusivas (escurecidas);
  • Check quadro de instrumentos (Welcome Moving).

Dentre os pontos positivos do modelo da Fiat está a presença de diversos itens tecnológicos, mesmo em modelos de entrada. Além disso, a versão mais equipada ainda é relativamente barata. Já quando se trata dos aspectos negativos do modelo, o Mobi traz o menor porta-malas entre os três modelos.

Renault Kwid

Foto: Divulgação/Renault

Versões:

  • Zen – R$ 72.640
  • Intense – R$ 75.530
  • Intense Back Biton – R$ 78.630
  • Outsider – R$ 78.430

Especificações

  • Motor 1.0 12V SCe flex
  • Potência: 71 cv com etanol e 68 cv a gasolina
  • Torque: 10 kgfm a etanol e 9,4 kgfm a gasolina
  • Aproveitamento com gasolina: 15,3 km/l na cidade, 15,7 km/l na estrada
  • Aproveitamento com álcool: 10,8 km/l na cidade, 11 km/l na estrada
  • Velocidade máxima: 156 km/h

Dimensões:

  • 3,68 metros de comprimento
  • 1,58 m de largura
  • 1,48 m de altura
  • Entre-eixos de 2,42 m
  • Porta-malas de 290 litros

Todas as versões vêm equipadas com:

  • Ar-condicionado;
  • Direção elétrica;
  • Sistema de partida Stop&Start;
  • 2 airbags frontais e 2 laterais;
  • Controle eletrônico de estabilidade (ESP);
  • Auxílio de partida em rampa (HSA);

A partir da Intense, o Kwid também vem equipado com:

  • Câmera de ré
  • Espelhamento de smartphones
  • Retrovisores com ajuste elétrico

Já quando se trata dos pontos positivos do Renault Kwid, é importante destacar que ele é o modelo que tem o melhor aproveitamento de combustível entre os três carros mais baratos do Brasil. Além disso, o condutor que optar pelo Kwid terá que escolher entre muitas opções, com preços diferentes, assim como aparência e estilos.

Contudo, é preciso ter em mente que a Renault possui a versão de entrada mais cara quando comparado aos modelos da Fiat e Citroën. Além disso, o modelo recebe muitas críticas quando o tema é ergonomia e espaço interno.

Citroën C3

Foto: Divulgação/Citroën

Versões:

  • Feel Pack 1.6 – R$ 99.990
  • Live Pack 1.6 – R$ 95.990
  • Feel 1.0 – R$ 83.990
  • Live Pack 1.0 – R$ 80.990
  • Live 1.0 – R$ 67.990 na compra online
  • Motor 1.0 Firefly (N3) Manual Flex e motor 1.6 16v Vti (Ec5) Automático Flex dependendo da versão

Especificações

  • Potência: 75 cv com etanol e 71 cv a gasolina
  • Torque: 10,7 kgfm a etanol e 10 kgfm a gasolina
  • Aproveitamento com gasolina: 13,2 km/l na cidade, 14,5 km/l na estrada
  • Aproveitamento com álcool: 9,5 km/l na cidade, 10,3 km/l na estrada
  • Velocidade máxima: 160 km/h

Dimensões:

  • 3,98 metros de comprimento
  • 1,73 m de largura
  • 1,58 m de altura
  • Entre-eixos de 2,54 m
  • Porta-malas de 315 litros

Todos os modelos vem equipados com:

  • Ar-condicionado;
  • Hill Assist (assistente de partida em rampa);
  • Controle de tração;
  • Controle de estabilidade;
  • Direção assistida;
  • Computador de bordo;

Outras versões adicionam itens como:

  • Espelhamento do smartphone
  • Câmera de ré
  • Controle elétrico dos vidros dianteiros

O C3 recebeu, durante o Prêmio Mobilidade 2024, o título de “Melhor hatch compacto”. O carro possui diversas versões e, claro, com preços variados. A versão mais barata dos três modelos analisados quando se trata de compra online. Além disso, o porta-malas é amplo e tem um espaço interno maior que os demais.

Como nem tudo é perfeito, o C3 tem o pior aproveitamento de combustível entre os três e o topo de linha tem um preço muito acima que a média das concorrentes, mesmo que não tenha tanta tecnologia agregada nas versões premium.

Veredito

Quando se trata de “conjunto da obra” o Fiat Mobi oferece um kit equilibrado por um preço baixo. Mesmo sendo um carro menor, ele tem muita tecnologia agregada e um aproveitamento de combustível interessante.

Já o modelo da Renault, oferece boas versões para quem pode fazer um investimento um pouco maior. Contudo, o modelo perde o fôlego quando se trata dos modelos topo de linha. A seu favor, conta o fato de ser o campeão na economia de combustível.

Por fim, o C3 se apresenta como uma potência, uma vez que tem espaço interno, um bom kit de tecnologia e preço competitivo em sua versão mais básica. Portanto, o Citroën C3 pode ser uma decisão bem acertada.

Contudo, se a análise passa pelo aproveitamento de combustível, o Kwid é levemente mais eficiente que o Mobi. Assim, é possível gerar economia a longo prazo.

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