Montadoras fecham acordo para vender carros elétricos com troca de bateria
Fabricantes chinesas querem oferecer carros com bateria “reserva” para reduzir necessidade de estações de carregamento.
As montadoras chinesas NIO e Changan fecharam uma parceria para desenvolver carros elétricos que possibilitem a troca de bateria. A ideia é permitir que o motorista leve uma bateria carregada e não precise parar em uma estação de carregamento quando a primeira descarregar.
O novo acordo pode reduzir as perdas da NIO, que atravessa mais um período de crise. Já a Changan tem foco em explorar os benefícios da tecnologia, na qual a parceira é uma das grandes pioneiras.
Vantagens da troca de baterias
A China conta com uma grande rede de troca de baterias montada pela NIO que reúne mais de 2.100 estações ativas em diversas cidades. Certa de que a troca tem uma série de vantagens para os consumidores, a empresa já começou a oferecer o sistema em outros países.
Uma das principais vantagens é a já citada possibilidade de reiniciar o funcionamento do veículo minutos após a primeira bateria descarregar. Além disso, todas as baterias dos carros da NIO são compatíveis entre si, permitindo que o motorista escolha a capacidade desejada na hora de comprar.
A empresa já fabrica, inclusive, uma unidade de 150 kWh em um estado semissólido que garante até 1.000 km de autonomia.
Outro benefício da troca é evitar que o desgaste dos acumuladores afete os carros. A fabricante também pode gerenciar com mais eficiência dos picos de consumo, permitindo o armazenamento e a entrega de baterias já carregadas aos motoristas nos postos de carregamento em momentos de maior estresse da rede elétrica.