Moto da Honda pesa só 42 kg e cabe no porta-malas do carro
Lançado nos anos 1980, modelo foi inspirado em uma scooter dobrável usada por paraquedistas na Segunda Guerra Mundial.
As motos elétricas estão ganhando cada vez mais espaço em um mercado focado em meios de transporte menos poluentes, mas elas já fizeram sucesso no passado devido ao tamanho compacto. Uma das mais famosas é a Honda Motocompo, desenvolvida pela fabricante nos anos 80.
O modelo virou um ícone do design industrial após sua estreia em 1981, principalmente porque cabia dentro de subcompactos como o Today e o Civic. Seu diferencial era o tamanho compacto que a permitia ser dobrada e acomodada no porta-malas de um carro. Logo, a moto se transformou em um sinônimo de praticidade em meio ao trânsito caótico das grandes cidades.
A dobradura ocorria no guião e no assento, deixando a Motocompo mais plana e perfeita para o transporte. Ela pesava somente 42 quilos, mas ainda era um pouco difícil levantá-la com as mãos, o que pode ser uma das explicações para as vendas aquém do esperado.
Foram 53.369 unidades vendidas entre 1981 e 1983, bem abaixo da previsão inicial de 10 mil exemplares mensais feita pela Honda. Apesar do fracasso comercial, a motinha serviu de inspiração para outros projetos da fabricante, como a scooter elétrica Motor Compo, o e-Dax e a e-NSR.
O veículo era movido por um motor monocilíndrico de dois tempos refrigerado a ar, de 49cm³, aliado a uma transmissão de velocidade única. Ele vinha com freios a tambor nas duas rodas, carenagem de fibra de vidro e estrutura tubular de aço.
Foto: Divulgação/Honda
Inspiração em modelo da Segunda Guerra
A Motocompo foi inspirada em uma scooter dobrável usada durante a Segunda Guerra Mundial e desenvolvida pela Estação IX (Inter-Services Research Bureau). O veículo também serviu de inspiração do autor Ian Fleming para criar a Q Branch, divisão fictícia de pesquisa e desenvolvimento onde trabalhava James Bond.
Chamado de Welbike, o modelo foi desenvolvido para ocupar o espaço de um contêiner de lançamento aéreo de paraquedas, um CLE Canister, que tinha apenas 130 cm de comprimento, 38 cm de altura e 30 cm de largura. Cerca de 3 mil unidades foram usadas no transporte dos paraquedistas após o pouso em regiões de conflito.
A Honda Motocompo veio décadas depois e ainda pode ser encontrada à venda em plataformas de leilões, como a Bring a Trailer.