Moto do futuro! Novidade da Kawasaki parece ter saído de um filme do Robocop
Protótipo apresentado durante uma prova no Japão é equipado com um motor supercharger de 998 cc e quatro cilindros.
A corrida das montadoras para desenvolver veículos neutros em emissão de carbono não se restringe aos carros, mas também alcança o segmento de motocicletas. Além dos modelos elétricos, a novidade no setor de duas rodas é uma moto movida a hidrogênio. O design lembra muito um filme futurista, no melhor estilo Robocop.
Anunciado pela Kawasaki, o novo produto ainda está em fase de testes e deve chegar ao mercado no início da próxima década. O sucesso do projeto é mais um passo importante em direção a uma frota menos poluente e mais sustentável.
Nova Kawasaki movida a hidrogênio
Imagem: Divulgação/Kawasaki
O modelo apresentado pela montadora japonesa é a Ninja H2 SX, equipada com motor supercharger de 998 cc e quatro cilindros, desenvolvido para operar com hidrogênio. Para isso, o sistema injeta o elemento diretamente nos cilindros e mantém o processo de combustão tradicional, mas de uma forma muito mais limpa.
A moto também foi criada para receber canisters de combustível de hidrogênio e um sistema integrado de fornecimento, que fica nas laterais da estrutura como uma espécie de bagageiro rígido.
Com esse conjunto, os pilotos ainda podem ouvir o ruído e a vibração do motor e sua presença na estrada, sem que o veículo tenha que emitir sons artificiais. Segundo a Kawasaki, a única emissão é água e uma pequena quantidade de óleo queimado no motor.
O conceito da Ninja H2 SX foi revelado em dezembro do ano passado, mas o protótipo só apareceu agora. Durante o Circuito de Suzuka, no Japão, a motocicleta participou de uma corrida de oito horas.
Previsão de lançamento
Ainda não há informações sobre a capacidade de carga de hidrogênio, o peso ou a potência do modelo. O que se sabe é que os testes com a nova Kawasaki começam em 2024 e o lançamento no mercado pode ocorrer “no início dos anos 2030”.
A empresa destaca que o cronograma de lançamento e a disponibilidade da moto podem variar de acordo com a infraestrutura de abastecimento de hidrogênio e as regulamentações legais de cada mercado.