Motofaixas são exclusivas? Existe horário para circular? Saiba tudo sobre a sinalização
Entenda como as motofaixas estão transformando o trânsito urbano brasileiro ao oferecer segurança e organização.
Desde 2022, a cidade de São Paulo deu início a um projeto inovador com a implantação de motofaixas. Essas sinalizações, que começaram na Avenida 23 de Maio, se expandiram significativamente.
Atualmente, essas faixas para motociclistas cobrem 232,7 km em toda a metrópole. A iniciativa busca aumentar a segurança desses motoristas e reduzir os acidentes de trânsito.
As motofaixas se espalharam para outras cidades brasileiras, adotando características próprias, mas algumas mantiveram a cor azul nas faixas como em São Paulo. A proposta é criar um ambiente de tráfego mais seguro e organizado, especialmente para motocicletas.
Esse movimento demonstra um esforço conjunto para enfrentar os desafios do trânsito urbano.
Com a expansão das motofaixas, a sinalização tornou-se um tema de interesse nacional, e cidades como Salvador e Rio de Janeiro passaram a adotar o modelo. A capital baiana, por exemplo, introduziu a primeira em março de 2025, enquanto o Rio de Janeiro implementou a sua em agosto de 2024.
Entendendo a motofaixa no Brasil
As motofaixas são espaços reservados para motociclistas entre as faixas 1 e 2 das vias. O objetivo é proporcionar um tráfego mais seguro e organizado.
Essa sinalização busca reduzir os acidentes entre veículos e motocicletas, garantindo um espaço exclusivo para motos, embora os carros também possam transitar.
Veículos que podem circular pela motofaixa
Em São Paulo, as faixas azuis não são exclusivamente para motos. No entanto, a preferência é dada aos motociclistas, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A utilização não é obrigatória, mas é recomendada para segurança.
Dias e horários de funcionamento
Não há restrições de dias ou horários para o uso das motofaixas. Essa flexibilidade permite que motociclistas utilizem a faixa a qualquer momento, proporcionando maior fluidez no trânsito urbano.
Regras para circulação
- Em São Paulo, motos devem respeitar o limite de 30 km/h quando o trânsito está parado.
- Motoristas podem mudar de faixa sem serem penalizados com multas.
- Em Salvador, não há penalidades para carros na motofaixa, embora não seja recomendado.
Cidades que já contam com motofaixas
Além de São Paulo, cidades como Santo André, Rio de Janeiro e Salvador já adotaram as motofaixas. Essa implementação tem sido vista como uma medida eficaz para melhorar a segurança no trânsito urbano.
Em Santo André, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) aprovou o uso das faixas em 2024, expandindo-as desde então.
Com a crescente adesão a esta sinalização, espera-se que mais cidades sigam o exemplo, promovendo ambientes de trânsito mais seguros para todos. O sucesso das motofaixas em São Paulo e outras cidades serve como um modelo a ser seguido em todo o Brasil.