Motorista de aplicativo, quer aumentar seus ganhos? Especialista dá dicas
Aumento nos preços de veículos e combustíveis impõe desafios aos trabalhadores de aplicativos.
O mercado está cada vez mais desafiador para os motoristas de aplicativos, que precisam lidar com a variação nos preços dos combustíveis, os descontos da empresa e a crescente concorrência. Para lucrar com a profissão, não basta apenas olhar o valor da corrida.
Quem deseja ganhar dinheiro trabalhando com o transporte por app precisa de uma gestão financeira eficiente, com o uso de ferramentas que auxiliam na redução de gastos e otimização dos lucros.
Um levantamento recente da StopClub, fintech que oferece plataformas para a categoria, mostra que a média de faturamento mensal dos motoristas nas maiores cidades brasileiras é de R$ 5.317,17.
Se você ainda não ganha esse valor ou deseja aumentar seu faturamento com a atividade, o especialista Luiz Gustavo Neves, cofundador e CEO da StopClub, dá algumas dicas.
Dicas para ganhar mais como motorista de aplicativo
Foto: Shutterstock
A recomendação principal para escalonar ganhos na atividade é realizar um planejamento financeiro para entender como gerenciar renda, despesas e investimentos.
Quem entende bem suas finanças pessoais evita o endividamento, sabe poupar e até investe com sabedoria.
“Ser motorista ou entregador de aplicativo não significa apenas ativar o aplicativo e aguardar os chamados. É preciso utilizar boas estratégias para não ficar horas a fio no trânsito faturando pouco por corrida. O primeiro passo para isso é identificar os custos e ganhos. Existem técnicas e ferramentas que ajudam esses trabalhadores a garantir mais lucratividade e se diferenciar no mercado”, diz.
Outra estratégia efetiva é reduzir os custos operacionais, o que é possível com boas práticas para economizar combustível e manutenções dentro do prazo indicado pela fabricante do carro.
No dia a dia da atividade, o motorista deve escolher bem as ofertas de corridas ou entregas, analisando a relação entre preço e quilometragem para avaliar se vale a pena.
Também é importante saber quanto você gasta para trabalhar, incluindo despesas com seguro, limpeza, revisão, plano de telefonia e até a depreciação do veículo.
Sempre é importante escolher pontos de maior movimento para se posicionar estrategicamente e encontrar viagens mais rentáveis. A última dica é definir metas, ou seja, saber onde você quer chegar para tomar decisões inteligentes.