Motorista de Uber cobra para ligar ar-condicionado e surpreende passageira

Usuária do aplicativo de transporte relata que motorista por aplicativo cobra taxa extra para ligar o ar-condicionado.

Passageiros de aplicativos de transporte como o Uber começaram a relatar nas redes sociais uma situação um tanto polêmica. Em meio ao forte calor que assola o Brasil, os motoristas estariam cobrando uma taxa extra para ligar o ar-condicionado do veículo.

A advogada Karina Bruno contou ao portal UOL que solicitou uma corrida e se surpreendeu ao entrar no carro. Uma mensagem fixada no banco do passageiro informava que o condutor só ligaria o aparelho mediante pagamento de uma taxa adicional.

Na placa, o motorista explicava que a cobrança seria de R$ 0,50 a cada quilômetro rodado, com valor mínimo de R$ 5 e pagamento em dinheiro, Pix ou cartão, por fora do aplicativo. Ele ainda diz na mensagem que a empresa orienta os condutores a não oferecerem o ar-condicionado em carros da categoria UberX .

Ligar o ar-condicionado é obrigatório?

A Uber explica que “o ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma da Uber, em todas as modalidades de viagens (UberX, Comfort, Black, etc.)”. Contudo, o motorista não é obrigado a acionar o aparelho.

“Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens, independentemente da modalidade. A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, faz parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos”, diz a empresa.

“Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar uma viagem e reportar ao suporte caso não se sintam confortáveis com alguma situação, e também contamos com o sistema de avaliação mútua em que a experiência em cada viagem pode ser avaliada por ambas as partes, para tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade”, completa.

A plataforma também afirmou que as mensagens que dizem que a proibição do uso de ar-condicionado nas corridas é uma orientação da Uber são “inverídicas”. Ela ainda orienta o usuário a não aceitar cobranças adicionais fora da plataforma.

O outro lado da história

Os motoristas parceiros que adotam a cobrança extra justificam que o valor recebido pela viagem não é suficiente para cobrir os gastos com o ar-condicionado e defendem o pagamento de uma pequena taxa pelos usuários. Vale mencionar que cobranças por fora da plataforma violam as regras de segurança do Código da Comunidade Uber e podem resultar na desativação da conta do trabalhador.

*Com informações do portal UOL.

você pode gostar também