Motorista esperto não vacila! Como usar o conta-giros do carro para economizar combustível?
Proprietários de carros manuais têm o conta-giros como um grande aliado na hora de economizar gasolina.
Embora praticamente todos os modelos disponíveis no mercado nacional tenham uma versão com transmissão automática, os carros manuais continuam sendo maioria no Brasil. Além da sensação única para aqueles que amam dirigir, os veículos com esse tipo de câmbio possuem um aliado para a economia de combustível.
O conta-giros, como o nome indica, é um equipamento que informa a quantas rotações por minuto (rpm) o motor do carro está girando. Ele auxilia na troca de marcha ideal, o que é essencial para poupar gasolina.
Cada carro possui um torque máximo indicado no manual, e o momento certo para a troca de marcha pode ser observado no próprio painel. Existem modelos que informam quando aumentar ou reduzir, mas quem não quer perder tempo com o manual só precisa voltar a atenção para o conta-giros.
Conta-giros para economizar combustível
O conta-giros presente na maioria dos automóveis é grafado com números de 1 a 8 ou de 1 a 6 rpm, mas eles variam com a potência do motor. Os algarismos “x1000”, gravados logo abaixo, indicam que o número está sendo multiplicado por mil. Se o carro tiver marcações de 10 a 80 ou de 10 a 60 rpm, a multiplicação é por 100.
Se você deseja usar o aparelho como aliado para economizar combustível, basta ficar atento para mexer no câmbio na hora certa. A recomendação é acionar a nova marcha entre 2 mil e 3 mil rpm, momento em que o motor está sendo menos forçado.
Obviamente, a marcha também será alta em velocidades maiores, quando o conta-giros trabalhar entre 1.500 rpm e 2 mil rpm na maioria dos veículos. A prática de “esticar” a marcha obriga o motor a fazer mais força, o que aumenta o consumo e força o componente sem necessidade.
Durante as arrancadas, a dica é a mesma. A marcha deve ser engatada rapidamente durante a saída, preferencialmente quando o motor alcançar 2 mil rpm ou 15 km/h, a depender do veículo. As outras trocas devem ser realizadas por volta dos 3 mil rpm.