Motorista inteligente faz assim: por que abastecer com etanol é a escolha mais econômica para seu carro flex

Para saber se o etanol é mais econômico, basta dividir o preço dele pelo da gasolina e se o resultado for inferior a 0,7, ele compensa mais para o consumidor.

O etanol é considerado o combustível mais limpo do mundo, isso porque ele reduz as emissões de gás carbônico desde a produção até o uso nos veículos. O produto também se diferencia porque pode ser feito de cana-de-açúcar ou milho, que são produtos renováveis, enquanto o diesel e a gasolina são combustíveis fósseis, ou seja, de fontes não renováveis.

Além de ser um combustível que prejudica menos o meio ambiente, o etanol também é mais vantajoso economicamente que a gasolina na maior parte do Brasil. A informação é de uma pesquisa da empresa de logística e gestão de frotas Ticket Log. Segundo o estudo, abastecer carros flex com etanol é melhor em 24 dos 27 estados do Brasil.

A escolha do etanol é ainda uma decisão mais simples no país, que, além de atualmente ser mais vantajoso, oferece a maioria dos veículos com opções para os motoristas. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), 85% dos veículos leves licenciados neste ano de 2024 são de motores flex.

Os carros flex começaram a ser implantados em 2003, desde então, mais de 660 milhões de toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera. Além de ser mais barato, o etanol também ajuda a manter o motor com características de novo por mais tempo do que os outros combustíveis, já que sua queima é mais limpa e livre de acúmulos de sujeira.

Como saber se o etanol compensa mais que a gasolina?

Uma dúvida comum entre os motoristas é saber quando o etanol, geralmente com preço menor que o da gasolina, compensa mais que o rival. Para resolver essa questão, basta o condutor fazer um cálculo simples. Antes disso, as pessoas também precisam saber qual é o consumo do veículo com cada um.

Geralmente, o etanol costuma durar 30% a menos que a gasolina. Desta forma, o cálculo para saber se ele compensa mais é simples. Basta pegar o valor do etanol e dividir pelo da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, o álcool é mais vantajoso para o consumidor.

Por exemplo: em São Paulo, o preço médio do etanol é de R$ 3,56, e o da gasolina é de R$ 5,72. Dividindo o primeiro pelo segundo, obtém-se o valor de 0,62; desta forma, é mais vantajoso utilizar o etanol.

você pode gostar também