Motorista que ignora este item do carro pode sofrer danos sérios no motor
Peça muito importante indispensável para o funcionamento do motor pode se romper e gerar grandes prejuízos para o motorista.
Um carro em perfeito estado depende da colaboração de várias pequenas peças, que trabalham em conjunto para formar um sistema. É por isso que o defeito em um único componente pode impedir o funcionamento do veículo, por menor que seja esse item.
A correia dentada é um bom exemplo de peça essencial que pode virar um problemão. Seu uso ainda é comum em carros modernos, apesar dos avanços nos motores de combustão interna, o que abre muito espaço para os carros com outros tipos de correia.
Ela tem como função sincronizar o virabrequim com o comando de válvulas para permitir que elas abram no momento correto enquanto os pistões se movem, solução similar à corrente usada por bicicletas.
O item chegou ao Brasil em 1973 com o Chevrolet Chevette trazendo vantagens como funcionamento mais silencioso e menores perdas mecânicas, fatores que contribuem com a eficiência. Nos carros mais antigos, o sincronismo era feito por engrenagens.
Quando trocar a correia dentada?
Foto: Reprodução
A hora certa de substituir a correia dentada depende da quilometragem rodada e do tempo de uso. Não existe um limite padrão porque ele varia de acordo com o modelo do carro, uma vez que há motores em que o item se comporta bem até os 60 mil km, mas em outros ele dura até os 120 mil.
“A gente precisa sempre seguir o manual do proprietário. Cada motorização tem a sua indicação de troca e é um item que muitas vezes não dá sinal. Quando você vê, vai dar partida no veículo e travou o motor, o que leva a danos muito sérios e com custo muito alto de reparação”, explica o consultor Marcelo Silva.
Segundo o especialista, o ideal é que a cada revisão seja verificado o estado e o tensionamento do componente.
Ele também destaca a necessidade de troca do conjunto completo, incluindo o rolamento tensor, importante para fazer com que a correia dentada esteja sempre tensionada e funcionando bem. “É preciso trocar também os parafusos, que são autotravantes”, diz.
O serviço de troca de correia dentada, incluindo as peças e a mão de obra, custa em torno de R$ 600. Porém, o preço varia bastante com o modelo do carro.