Motoristas comemoram! Detran lança serviço que evita cartório

Motoristas do maior estado do país comemoram a chegada de uma novidade que deve acabar com a espera por serviços.

Quem precisa resolver qualquer problema relacionado ao veículo já sabe que pode perder o dia inteiro para conseguir atendimento nos postos do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Para acabar com essa burocracia, o órgão acaba de lançar um novo sistema.

O Detran.SP anunciou que está investindo na modernização dos seus sistemas para otimizar os serviços oferecidos à população. Um dos focos é permitir a transferência da documentação de veículos de forma digital, com muito mais rapidez.

Para isso, o órgão criou a Transferência Digital de Veículos (TDV), que possibilita ao proprietário transferir o carro para outra pessoa física pelo celular, sem necessidade de ir ao cartório.

Transferência de veículos fica mais fácil

Foto: Shutterstock

Segundo o Detran.SP, o tempo médio para realização do processo é de apenas cinco minutos, embora a maioria das transferências ocorra em apenas 19 segundos.

“A TDV é um dos produtos que o Detran.SP tem entregado para a sociedade na sua jornada de transformação digital. Neste escopo de transferência de veículos, a transformação digital tem sido muito utilizada pelos cidadãos”, diz Lucas Papais, diretor de atendimento ao cidadão do órgão.

Para acelerar os processos de compra e venda de carros usados, é necessário que a operação envolva apenas pessoas físicas.

Além disso, o Certificado de Registro do Veículo (CRV-e) precisa ter sido emitido no estado de São Paulo, a partir de 04/01/2021, e o veículo que será transferido pela internet deve ter o laudo de transferência veicular aprovado após a vistoria.

Como realizar a TDV

O proprietário deve acessar o aplicativo do Poupatempo e fazer o login usando uma conta gov.br. Na opção “Transferir Propriedade de Veículos’’, deve preencher os dados solicitados para comunicar a intenção de venda para o comprador.

Em seguida, o comprador precisa confirmar o interesse com uma prova de vida, mediante o envio de uma selfie pelo celular.
O próximo passo é pagar a taxa de transferência e aguardar a conclusão automática da TDV.

O tempo médio entre o acionamento (após o pagamento da taxa) e a emissão do CRLV é de apenas cinco minutos, mas geralmente leva segundos.

você pode gostar também