Motoristas comemoram! Erro de cálculo cancela multas aplicadas durante 4 meses
Revisão nas regras de trânsito leva ao cancelamento de penalidades aplicadas entre março e julho de 2024.
Centenas de motoristas receberam com alegria a notícia de que a Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro (SMTR) irá cancelar multas de trânsito. As penalidades incluídas na decisão foram aplicadas no período entre 30 de março e 29 de julho deste ano.
A decisão foi anunciada pela secretária de Transportes do município do Rio, Maina Celidônio, em suas redes sociais. A iniciativa de cancelar as multas veio diante do cálculo errado do limite de velocidade, explicou o prefeito Eduardo Paes.
Os condutores que já efetuaram o pagamento da cobrança por excesso de velocidade serão reembolsados pela prefeitura. Uma nova resolução sobre o cancelamento será publicada em breve.
Cancelamento das multas de trânsito após erro
Inicialmente, a SMTR estabeleceu um limite de 40 km/h nas áreas próximas às estações do BRT Transbrasil, como a pista seletiva da Avenida Brasil. Porém, a velocidade determinada não atendia à demanda do trânsito local e gerava lentidão no tráfego, sobretudo em horários de pico.
No dia 24 de julho, uma nova resolução alterou o limite para 60 km/h na tentativa de melhorar o fluxo e manter a segurança dos pedestres e motoristas.
Após a mudança, a secretária de Transportes decidiu cancelar as multas por excesso de velocidade aplicadas na pista seletiva da Avenida Brasil quando o limite ainda era de 40 km/h, ou seja, de 30 de março deste ano a 29 de julho.
Foto: fast-stock/Shutterstock
Como pedir o ressarcimento da multa?
Os motoristas penalizados que ainda não pagaram a multa não precisam se preocupar com a cobrança. Segundo a prefeitura, ela será anulada automaticamente.
Já aqueles que pagaram os valores podem solicitar o reembolso por meio do portal ou do aplicativo Carioca Digital. Basta se cadastrar na plataforma, entrar no menu “serviços” e clicar na opção “ressarcimento de multas”.
Em seguida, é necessário preencher o formulário de solicitação e aguardar o prazo determinado para receber o dinheiro de volta.