Motoristas de aplicativo denunciam suposto 'banimento velado': o que é isso?

Motoristas de aplicativo expressam indignação com atrasos e redução de corridas.

Recentemente, diversos motoristas de aplicativo têm expressado indignação com uma possível estratégia das plataformas de transporte.

Muitos afirmam que estão enfrentando demoras na alocação de corridas, ou até mesmo recebendo um número reduzido delas. A situação, descrita como um tipo de ‘banimento velado’, tem preocupado os condutores, principalmente porque ocorre sem qualquer aviso ou explicação por parte das empresas, seja na Uber ou na 99.

Segundo a Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo (AMASP), a existência desse problema persiste há algum tempo, afetando principalmente os motoristas que são seletivos na escolha das corridas.

Eduardo Lima, presidente da entidade, destacou, ao UOL Carros, que muitos motoristas se sentem obrigados a aceitar corridas menos lucrativas para evitar que os algoritmos das plataformas interpretem suposta falta de interesse, o que poderia resultar em uma redução ainda maior na quantidade de corridas oferecidas.

Além disso, Lima identificou um problema mais recente relacionado ao preço das corridas durante períodos de tarifa dinâmica. Segundo ele, há situações em que o valor total da corrida, somando o preço padrão ao adicional da tarifa dinâmica, não corresponde ao esperado.

Ele próprio relatou um caso em que, apesar de o aplicativo indicar um valor extra considerável para a tarifa dinâmica, o valor final recebido foi menor do que o esperado, levantando questionamentos sobre a transparência no cálculo dos preços.

Por outro lado, a 99 afirmou que seu algoritmo de distribuição de corridas não penaliza motoristas por recusar chamadas. No entanto, destacou a importância da Taxa de Aceitação como indicador de engajamento e comprometimento dos motoristas.

Quanto à tarifa dinâmica e à divisão de receitas, a empresa afirmou que seus sistemas visam um cálculo justo e transparente, baseado em situações variáveis, como distância e tempo. A 99 também mencionou o DriverLAB, centro de inovação dedicado, que já gerou economia e visa melhorar o bem-estar dos motoristas, com investimento previsto até 2025.

Já a Uber informa que o número de solicitações recebidas por motoristas parceiros da Uber está ligado à demanda de usuários por viagens na área e no horário em que o motorista está disponível.

O aplicativo fornece informações sobre as áreas com alta demanda e tendências de ganhos históricos para ajudar os motoristas a tomar decisões informadas.

Além disso, os motoristas podem configurar preferências pessoais, como tipos de viagem, destino desejado, método de pagamento e avaliação mínima dos usuários. Quanto mais preferências selecionarem, menos solicitações receberão.

A Uber não personaliza os valores das solicitações para motoristas individualmente com base na taxa de aceitação, volume de ganhos ou histórico de viagens.

Os detalhes adicionais sobre a tecnologia de combinação entre usuários e motoristas estão disponíveis no site da empresa.

*Com informações de UOL Carros

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