Motoristas espertinhos vão se dar mal com os novos radares de fiscalização à prova de ‘migué’

Estado adota radar doppler para aprimorar monitoramento de velocidade e segurança no trânsito urbano.

A cidade de São Paulo tem assistido a uma crescente implementação de novos dispositivos de fiscalização de trânsito. Equipamentos sofisticados e inovadores agora compõem o cenário urbano, gerando curiosidade entre motoristas e pedestres que circulam pelas vias da capital paulista.

Um dos locais que recebeu essa tecnologia avançada foi a rua Barão de Jundiaí, na região da Lapa. No início de 2024, após o recapeamento da via, o tradicional medidor de velocidade foi substituído por um radar Doppler. Esse aparelho é capaz de medir a velocidade dos veículos sem a necessidade de instalação de fios sob o asfalto.

Como funciona o radar Doppler?

Foto: Divulgação

O radar Doppler opera emitindo ondas de rádio para determinar a posição e a velocidade dos veículos. Ao contrário dos medidores tradicionais, que exigem a instalação de fios no solo, esse radar utiliza pequenos módulos no alto, facilitando reformas nas vias.

A tecnologia Doppler é amplamente utilizada em rodovias e, desde 2019, vem sendo aplicada em radares fixos urbanos. Na cidade, sua instalação simplificada e a eficiência na manutenção das vias destacam-se como vantagens significativas.

Benefícios do radar Doppler

  • Detecção de velocidade a longas distâncias;
  • Instalação sem interrupção do tráfego;
  • Funcionamento independente das condições climáticas.

Capacidades adicionais dos novos dispositivos

Além de medir a velocidade, esses radares são acompanhados por câmeras que registram infrações. Caso um veículo exceda o limite permitido, o aparelho captura imagens em qualquer faixa. Assim, o sistema é eficaz tanto de dia quanto de noite, graças aos flashes embutidos.

De acordo com a certificação técnica do equipamento, sensores de rádio conseguem detectar infrações de motociclistas que trafegam pelo acostamento ou calçadas. A Velsis, uma das principais fornecedoras, também oferece um radar a laser que opera com feixes de luz.

Fiscalização contínua segue em São Paulo

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informa que o monitoramento permanece firme nas ruas paulistanas, como nas ruas Clélia e Barão de Jundiaí.

Estes dispositivos continuam a supervisionar excessos de velocidade e outras infrações, como o desrespeito ao rodízio de veículos e a circulação em áreas restritas.

Assim, a introdução dos radares Doppler mostra-se um passo importante para a segurança no trânsito de São Paulo, garantindo um ambiente mais seguro e controlado para todos os seus habitantes.

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