Motoristas podem aproveitar: 11 estados que dão incentivos fiscais para donos de carros elétricos e híbridos
Onze estados brasileiros oferecem benefícios fiscais para veículos elétricos e híbridos, promovendo economia e sustentabilidade.
Com a crescente preocupação ambiental e os altos preços dos combustíveis, os veículos elétricos e híbridos se tornaram uma opção viável para os consumidores brasileiros.
Além das vantagens sustentáveis, esses veículos encontram incentivos fiscais em vários estados do país. Atualmente, onze estados oferecem algum tipo de benefício que inclui isenções ou descontos no IPVA.
O Amapá e o Distrito Federal estão na vanguarda das iniciativas de incentivo, ambos oferecendo isenção total do IPVA para automóveis elétricos e híbridos.
No Amapá, uma lei sancionada no final de 2024 garante essa isenção até 31 de dezembro de 2026. Já o Distrito Federal não impõe restrições quanto ao preço ou idade dos veículos para conceder o benefício.
Regiões e suas políticas fiscais
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- Nordeste
Os estados nordestinos, como Bahia e Alagoas, têm suas próprias políticas. Na Bahia, veículos elétricos são isentos de IPVA até o valor de R$ 300 mil, enquanto Alagoas oferece isenção apenas no primeiro ano, com aumento gradual nos anos seguintes. Pernambuco segue esse exemplo, isentando veículos elétricos, mas cobrando a taxa padrão para híbridos.
- Sul
No sul do Brasil, o Rio Grande do Sul concede isenção de IPVA para veículos elétricos há quase duas décadas. Entretanto, os híbridos continuam pagando a taxa padrão de 3%.
- Norte
No Amazonas, a alíquota para carros eletrificados é de 3%, enquanto o Amapá oferece isenção total até 2026. O Tocantins estuda implementar uma política semelhante, mas o projeto ainda está em tramitação.
- Centro-Oeste
Além do Distrito Federal, nenhum outro estado da região oferece isenções fiscais para veículos elétricos ou híbridos. Essa situação limita o incentivo para a adoção desses veículos na região.
- Sudeste
São Paulo, o estado mais rico do Brasil, não concede isenção estadual para carros elétricos, enquanto os híbridos precisam atender a critérios específicos para se beneficiarem.
A isenção é válida até 2026, com aumento gradual do imposto até 2030. No entanto, a Prefeitura de São Paulo reduziu a alíquota para veículos na capital, com possibilidade de reembolso em dinheiro ou desconto no IPTU.
No Rio de Janeiro, os elétricos pagam apenas 1% de IPVA, enquanto os híbridos são taxados em 1,5%. Minas Gerais apresenta regras complexas que praticamente inviabilizam o benefício para veículos elétricos e híbridos.
Estados sem incentivos
Por outro lado, doze estados brasileiros não apresentam políticas de isenção ou desconto no IPVA para veículos elétricos e híbridos.
Entre eles estão Acre, Ceará, Goiás, Mato Grosso e Santa Catarina. Essa falta de incentivo pode ser um obstáculo para a popularização desses veículos.
Em conclusão, enquanto alguns estados brasileiros adotam medidas para incentivar o uso de veículos mais sustentáveis, outros ainda não implementaram políticas semelhantes.
Essa disparidade destaca a necessidade de um esforço conjunto para promover a sustentabilidade e a redução de emissões no país.