Multa à distância: radar de trânsito inteligente chega a 24 estados do Brasil
Quase todas as unidades federativas do país já utilizam o equipamento que detecta infrações à distância.
Os testes do radar com efeito Doppler realizados em São Paulo e Curitiba foram considerados um sucesso. Tanto que o equipamento inteligente, capaz de identificar até oito infrações, chegou a dezenas de novas cidades de 24 estados brasileiros.
A partir de uma leitura mais abrangente dos dados, o dispositivo detecta violações como excesso de velocidade, mesmo que o motorista freie o veículo “em cima” dele. O objetivo da nova tecnologia é aprimorar a fiscalização de trânsito e melhorar a gestão do tráfego.
Radar inteligente com efeito Doppler
O equipamento consegue verificar a velocidade do veículo a até 100 metros de distância antes do seu local de instalação e 50 metros depois. A capacidade vem das ondas eletromagnéticas, que se refletem no carro em movimento e viabilizam a medição da velocidade.
Esse efeito Doppler, como é chamada a alteração das ondas pelo movimento relativo, permite ao radar saber se o motorista freou “em cima” do dispositivo e até se acelerou logo depois de passar por ele. Já os aparelhos tradicionais utilizam sensores no chão para medir a rapidez do objeto; por isso, não possuem a mesma capacidade dos mais modernos.
O novo método de aferição possibilita a medição de irregularidades como excesso de velocidade, uso de celular ao volante, excesso de ocupantes no veículo, ultrapassagem de sinal vermelho, conversão proibida, tráfego na contramão e até parada sobre a faixa de pedestres.
Foto: Reprodução
Onde estão esses radares?
Os novos equipamentos com efeito Doppler foram instalados em seis rodovias de São Paulo: Assis Chateaubriand (SP-425), Washington Luís (SP-310), Luiz de Queiroz (SP-304), Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), César Augusto Sgavioli (SP-261) e Irineu Penteado (SP-191).
Segundo a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), outros 649 equipamentos serão colocados em novos pontos do estado após a finalização do processo de licitação, sendo 536 com reconhecimento óptico de última geração.
Atualmente, há 730 dispositivos operando em diversos municípios brasileiros, com aproximadamente 1.700 faixas monitoradas.