Multa é o que espera o motorista que se esquece DESTE documento obrigatório
Embora não seja mais necessário ter a versão física do comprovante, ele precisa ser emitido pela internet.
Pagar o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e renovar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) são algumas das obrigações dos motoristas, mas eles também não podem se esquecer de outro documento muito importante: o licenciamento anual.
O Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) é o documento que comprova a regularidade do carro e permite que ele circule pelas vias do país. Há algum tempo, o comprovante deixou de ser impresso em papel-moeda após a renovação e passou a ser digital.
Porém, ele continua sendo obrigatório e pode render uma multa para o motorista que se esquecer de renovar a permissão dentro do prazo. Rodar com o CRLV vencido traz consequências com as quais ninguém quer ter que lidar, especialmente o recolhimento do automóvel.
Licenciamento digital tem o mesmo valor do físico?
CRLV (Foto: Shutterstock)
O CRLV-e está disponível para consulta e impressão no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O acesso é muito mais simples e evita que o condutor tenha que se preocupar em andar com a versão física em mãos.
Sua validade é exatamente a mesma do documento de papel, o que significa que o condutor abordado pela fiscalização em uma blitz de trânsito pode simplesmente apresentar a versão no seu aparelho celular.
Já aqueles que preferem ter o comprovante em mãos têm a opção de imprimir o certificado para comprovar a situação regular do veículo quando necessário. Seja como for, a única recomendação é estar com o licenciamento em dia.
Qual o valor da multa por falta de licenciamento?
O proprietário que deixa de renovar o CRLV e continua dirigindo o carro após o vencimento comete uma infração gravíssima. O Código Brasileiro de Trânsito (CTB) prevê multa no valor de R$ 293,47, sete pontos na CNH e recolhimento do veículo.
Cabe lembrar que a lei estabelece um prazo de 30 dias a partir do vencimento para renovação da CNH, mas não há período de tolerância para o licenciamento. Assim, o motorista pode ser multado a partir do dia seguinte ao fim da validade caso seja flagrado pela fiscalização.
A solução é seguir o calendário estabelecido pelo estado onde o veículo foi registrado e realizar o pagamento da taxa para ficar em dia. No estado de São Paulo, por exemplo, o valor é R$ 160,22 quando todas as pendências já estão quitadas, como o IPVA.